Re: Usuário normal não pode usar pppconfig (pon e poff).

On Sun, Apr 14, 2002 at 09:17:07AM -0300, Michel wrote:
> Olá galera!
>
> Eu tô com esse problema no pppconfig, não consigo executar "pon ig"
> como usuário comum... Acrescentei o usuário pelo próprio pppconfig na
> parte de advanced, mas tb não deu certo...
>
> $ pon ig
> /usr/sbin/pppd: must be root to run /usr/sbin/pppd, since it is not setuid-root
>
> Coloquei o meu usuário no arquivo /etc/group na linha:
> dip:x:30:michel

isso que você fez está certo, para habilitar um usuario a usar pon é só
adicionar ao grupo dip.

Porém o erro retornado é: "/usr/sbin/pppd: must be root to run
/usr/sbin/pppd, since it is not setuid-root"

confira então se seu pppd tem setuid-root. assim:

  $ ls -l /usr/sbin/pppd
    -rwsr-xr--    1 root     dip        230604 Dez 10 09:35 /usr/sbin/pppd

o meu está com as permissões acima. o setuid é o "s" no quarto caracter.
se o seu dip estiver diferente, tente o comando (como root)

  chown root.dip /usr/sbin/pppd
  chmod u+rwxs,g+rx-sw,o+r-wsx /usr/sbin/pppd

depois, verifique se o seu /usr/sbin/pppd está com as permissões
corretas