Re: DNS Secundario ????

Em Wed, Apr 03, 2002 at 04:40:18PM -0300, Gustavo V. Goulart (gust_goulart@terra.com.br) escreveu:
> Alguem poderia me mandar um exemplo da configuracao de um servidor
> secundario ???

É simples.  No servidor secundário, você coloca algo como o seguinte:
(no /etc/bind/named.conf, claro.)

zone "dominio.com.br" {
        type slave;
        file "dominio.com.br-xfer-zone";
        masters {
                10.10.1.1;
        };
};

Em que 10.10.1.1 é o endereço IP do servidor DNS primário do domínio
"dominio.com.br".  Para aumentar a segurança, coloque também o seguinte
na configuração global do servidor DNS primário, dentro da diretiva

allow-transfer {
    10.10.1.2;
#    10.10.1.3;
    };

Em que 10.10.1.2 é o seu servidor DNS secundário.  Para liberar
transferências de domínios para outros servidores DNS, basta adicionar
mais (descomentando a linha comentada acima libera o servidor
10.10.1.3).  Fazendo isso, você não deixará que qualquer um veja os
sub-domínios/demais dados dos domínios do seu servidor DNS.

Um livro bom sobre o assunto, caso você se interesse, é o DNS & Bind da
O'Reilly, cuja última edição foi traduzida recentemente.  Não vejo a
hora de colocar as minhas mãos nele, inclusive. :)

--
Carlos Laviola   <claviola@debian.org>
Debian GNU/Linux <http://www.debian.org>