Problema com som ...

Tenho um grande problema na configuração do som do meu computador no linux. Tenho AMD K6II com tudo onboard e somente uma placa de som Aztech Whashigton 16 offboard
(ISA). Naum tenho a possibilidade de desabilitar minha placa de som onboard pq, no caso, o 'jumpeamento'  desativaria o modem tb!
Durante a instalaçaum e tentativa de configuraçaum de várias distribuiçoes de linux, o sistema naum detecta a placa de som offboard e sim a onboard. Se alguém souber algo q possa me ajudar, por favor mande-me informaçoes
Atenciosamente
   Ronaldo Júnior