QoS no Debian

Pessoal

Vou iniciar uns testes com maquinas Debian, onde preciso simular um ambiente
com roteamento IP e QoS para aplicacoes.

Para isso, vou utilizar a ferramenta iproute2 + tc assim como o kernel
2.4.18 recompilado para ter as opcoes de QoS habilitadas.

Preciso de uma ajuda de voces pra definir todo esse ambiente de testes:

1) Existe alguma ferramenta que me gere trafego controlado na placa de rede
e que ocupe uma determinda  largura de banda que eu possa configurar ?

2) Se for o caso gostaria de controlar tambem o tamanho do frame (quadro)
enviado na placa ethernet -> de 64 bytes ate 1518 bytes !!!

3) Tambem gostaria de configurar se vou utilizar TCP ou UDP e as respectivas
portas que irao nesse segmentos. Similar a uma ferramenta chamada Bricks no
mundo windows

4) Alem disso, gostaria de saber se existe alguma ferramenta que me permite
gerar estatisticas de ocupacao de banda ... por cada aplicacao ou protocolo
no caso de ethernet 100Mbps

5) Instalar um servidor Real de um lado da rede e fazer o acesso de video on
line do outro com trafego de todo tipo misturado (ntp, ftp, smb, http, ssh,
ntp, tftp), seria um bom teste ?

Obrigado

Giuliano