Re: X 4.1 com placa e monitor velhos (longo)

On Mon, 1 Apr 2002 09:32:07 -0300
Mario Olimpio de Menezes <mario@curiango.ipen.br> wrote:

> [...]
> 	O problema é que gostaria de usar o X 4.1, já que estou usando o
> woody e toda a base do X já é 4.1 (fontes, libs, etc). Mas quando coloco
> o X server 4.1, não tem frequência que funcione; já coloquei todas as
> combinações possíveis (a partir do manual do monitor), especifiquei
> apenas uma frequência (horizontal e vertical) de acordo com o modo
> selecionado (800x600 ou 640x480) e nada, quer dizer, ou nada (tela
> preta) ou então tela bagunçada (frequências erradas, sem sincronismo).
> 	Dúvidas:
> 	1. O problema está na minha placa de vídeo, no monitor ou em
Acho que o problema é o driver apm do X4.1, eu tive problemas com uma
sis6326 e certas versões do X4.x

> 	2. Se trocar a placa de vídeo (já estava pensando em fazer
> isto), será que o monitor vai suportar uma Geforce2 MX 400 (a que eu
> compraria), ou vou ter que comprar um monitor mais moderno também?
Até 800x600 não deve ter problemas, mas talvez tenha de instalar aquele
driver proprietário da Nvidia.

> 	3. Alguém já conseguiu fazer um monitor antigo (do tipo
> Syncmaster 3 (1024x768 intrelaçado)) funcionar com o X 4.1 e placa
> moderna (nVidia, Ati, etc)?
Pelo que lembro das especificações que li nos fabricantes o modo entrelaçado
não é suportado. Se não utilizar 1024x760 não deve ter problema.

> 	4. Qualquer outra dica é muito benvinda.
De uma olhada no log /var/log/XFree86.0.log.

[]
Edson Fugio