Pergunta & Resposta para o FAQ (era: Re: Imagem RAW)

Olah!

Em Seg 25 Mar 2002 21:40, Filipe Maia escreveu:

| Exactamente.
| São a mesma coisa.

	Na prática vc estah certo. Mas aih vai a teoria:
<faq>
<pergunta>O que é o formato .raw?</pergunta>
<resposta>
	O .raw eh um formato "cru", ou seja, eh uma imagem extraida direto
de um dispositivo no formato em que esteja no dispositivo.
	Assim, se o dispositivo for o HD, um .raw dele seria um filesystem
no formato ext3 (no meu caso); se for /dev/gpmdata, um .raw seria um
stream de dados no formato escolhido para o mouse em /etc/gpm.conf;
se for /dev/random, um .raw seria uma stream de numeros aleatorios;
se for um floppy, seria um filesystem umsdos (ou vfat, ou ext{2,3},
etc).
	No caso do dispositivo ser um CD, um .raw seria um filesystem no
formato iso9660. Para facilitar, algumas pessoas trocam a extensao
.raw para .iso.... mas isso eh somente uma questao de nome.
	Dessa forma, se vc tiver uma imagem de um CD gravado em um arquivo
com extensao .raw, quase com toda certeza ele terah o formato iso9660
(embora o CD possa ter qualquer formato, o iso9660 eh o mais usado).
</resposta>
</faq>
	Isso jah estava nos arquivos da lista... era soh ter pesquisado.
	KOV!!!! Toma mais uma P&R para o nosso FAQ (ateh em formato XML :-)).

	[]s

	Pablo

--
Pablo Lorenzzoni (Spectra) <spectra@debian.org>