problemas com ximian

Problema 1:

TUdo começou quando por algum motivo o ximian gnome foi fechado inampropriadamente, ai quando me loguei denovo e apareceu uma pergunta em inglês que dizia basicamente algo se eu queria continuar a sessão que eu estava ou se eu queria um desktop limpo, respondi que queria um desktop limpo. Então os ícones (não do menu, o do fundo) sumiram! mas os arquivos continuam lá em ~/.gnome-desktop, que pelo que eu descobri é onde ficam os ícones do gnome. E como root funciona normal, ai então criei um novo usuario, e os ícones não estavam lá! (não sei se isso é normal, mas de qualquer forma não consegui criar ícones com o novo usuario arrastando as coisas pro desktop). Alguma idéia?

Problema 2:

Eu não uso a extensão xkeyboard (XkbDisable no /etc/X11/XF89Config se não me engano) para poder acentuar em alguns programas, acontece que para ter meu backspace funcionando corretamente eu tenho no .xinitrc a linha xmodmap -e "keycode 22=BackSpace". Mas no gdm tem aquela parada de Sessão (Session), no qual (eu acho) é usado um arquivo em /etc/gdm/Sessions/ de acordo com a sessão selecionada no menu Session. Se eu inicio a sessão Xsession o backspace tá normal agora se eu ínicio a sessão Gnome eu tenho que abrir um xterm e digitar xmodmap -e "keycode 22=BackSpace". Eu não entendo nada de scripts (percebi que preciso estudar mais..), mas gostaria de saber o que eu devo mecher para executar essa linha na sessão gnome (vide anexos).
--
nick: fsf (fsf significa fsf)
alternativo: finsu (finsu is not simple user)