Ola

deb http://http.us.debian.org/debian stable main contrib non-free

deb http://non-us.debian.org/debian-non-US stable/non-US main contrib

>non-free

deb http://security.debian.org stable/updates main contrib non-free

# deb-src http://http.us.debian.org/debian stable main contrib non-free

# deb-src http://non-us.debian.org/debian-non-US stable non-US

# cd ....

Deixe deste modo a nao ser que queira os arquivos fonte dos pacotes

Apos feito isso salve o arquivo e faca

apt-get update

apt-get upgrade

>Os patches de segurança, sao contidos no mesmo ?

SIM

>Eu li em um txt, que o Debian se propoe a corrigir os BUGs descobertos

>em 24hrs. Isso realmente funciona na pratica ?

SIM .. a libncurses e o zlib sairam ate mesmo antes disso !!!

>2) Eu notei que na isntalação padrão automaticamente inicializa alguns

>serviçoes como daytime, discard, ...! Eu entao mudei na inittab para

>default:3 e remove a chamada ao inetd! Deixando meu assim:

Volte o inittab para 2 e entre no /etc/inetd.conf -> la voce vai comentar as
linhas do discar, time

Depois /etc/init.d/inetd restart

Porem o serviço sunrpc continua estartando sozinho! :/

O servico sunrpc e inicializado pelo portmap

Para retira-lo instale o pacote file-rc -> apt-get install file-rc

Ele vai transformar todos os dirs de inicializacao num arquivo ->
/etc/runlevel.conf

Apos isso, mova o arquivo portmap para _portmap no /etc/init.d

Depois update-rc.d portmap remove (man update-rc.d)

>3) Como eu tiro essa msg que aparece toda hora que eu logo ?

/etc/motd ou /etc/issue

Edite o arquivo /etc/default/rcS -> EDITMOTD=no UTC=no

>4) Em que arquivos eu coloco os arquivos da configuração da minha placa

>de rede ?

/etc/network/interfaces

>Eu toda vez que booto a maquina to fazendo

modprobe rtl8139 -> instala o modulo e as dependencias

Edite o arquivo /etc/network/interfaces e coloque

iface eth0 inet static

        address x.x.x.x

        netmask x1.x1.x1.x1

        network y.y.y.y

        broadcast a.a.a.a

        gateway b.b.b.b

>Em que arquivo eu coloco os modulos a serem startados automaticamente ?

/etc/modules

>E as configs da placa de rede ?

>Como que funciona o esquema no debian ?

>5) Nao existe /etc/rc.local ?? Qq eu uso no lugar ??

Use o /etc/runlevel.conf + update-rc.d e mais intuitivo

Eu tentei remover com apt-get remove vi mas nao rolou!

O vi e o editor padrao, mas voce pode instalar o fte

apt-get install fte-terminal

>Entao eu dei um apt-get install vim e criei um link simbolico do vi

>pro vim! :)

Instala o pacote vim-rt e voce tera opcoes no arquivo /etc/vimrc

La voce achara a linha para colorir a sintaxe

>Como que ele protege contra spoof ?? Eh realmente uma proteção, ou uma

>simples checagem de source ?

/etc/network/options

>Com essa proteção ativada seria possivel impedir um man-in-the-middle ?

>8) Nao existe uma especie de ntsysv pra o debain neh ??

O que e isso ?

>9) Eu vejo varios nomes de arquivos no /etc/rcX.d/ cada um segue um padrão

>tem os que começam com S os que começam com K, e com varios tipos de nomes!

>Posso eu criar um serviço desses ?? Ele ira ser startado na inicalização ?

>Por exemplo /etc/rc3.d/A01rmando ??

S=START (2 3 4 5) K=KILL (0 1 ou 6)

>Desculpe pelo excesso de perguntas!

Sem problemas