Re: iniciar x-window com Gnome

Em Sat, 16 Mar 2002 09:34:52 -0300 "REDE DA ECONOMIA EM MOVEIS -DEPOSITO-Tropical Colchoes Ltda" <rdecomov@terra.com.br> escreveu:

> Oi pessoal,

Olá Carlucio.

> Quando iniciou o computador ele entra em modo grafico
> so que ele inicia o wmake.
> Como faço para ele iniciar o Gnome?
>
> coloque no meu .xinitrc   exec gnome-session mas soh
> funciona quando entro com startx.
>
> Dicas

Sim. Uma pequena digressão...

O Sistema de Janelas X pode ser inicializado de 2 maneiras distintas:
1) via programa xinit (executado no shell script startx) ou

2) via gerenciador de monitor (display manager), o xdm, kdm e gdm são alguns exemplos.

O que tu queres configurar é o que, para o X, é o gerenciador de sessão (session manager), um cliente "especial" do servidor X. Especial porque, entre outras razões, ao finalizar este programa, o servidor X encerra a conexão, o que não acontece com os clientes "normais".

Um gerenciador de sessão pode ser:

a) um gerenciador de janelas (window manager) como o wmaker, blackbox, fluxbox, enlightenment,... ou

b) um gerenciador de desktop (desktop manager) como o kde ou o gnome

Porque distinguí-los? b é um conjunto de programas com funções interligadas para gerenciar o desktop, incluindo um gerenciador de janelas; a não.

E agora, a questão: como configurar?

Via startx já resolveste. Via *dm é o que queres resolver. Não sei qual *dm estás usando (xdm, kdm ou gdm). Mas proponho algo que deve funcionar. Faça o seguinte:

No seu diretório home, crie o arquivo .xsession (se já existir, edite-o). O conteúdo do arquivo:

exec gnome-session

Ohhhh :=)

Se não der certo, retorne o que aconteceu, informando qual o dm que estás usando.

Uma observação: se der certo, e o Gnome inicializar, talvez o Wmaker estela configurado como gerenciador de janelas. Não estranhe. Gnome não é um gerenciador de janelas. Gnome é um conjunto de programas que contém, entre outros, um gerenciador de janelas (aliás, até onde eu saiba, não há um gerenciador de janelas próprio do Gnome.)

> obrigado

djí nada!

> Carlucio

inté + v