Servidor ils GnomeMeeting para a Comunidade Brasileira de Software Livre

Olá,

Sou um feliz usuário Debian GNU/Linux Woody e há alguns dias passei a usar o GnomeMeeting, programa livre de video-conferência com suporte a áudio e vídeo compatível com H.323 e com uma interface gráfica simples e amigável:

http://www.gnomemeeting.org/

Tal software, para busca de usuários, normalmente em IPs dinâmicos, faz uso de um servidor de diretório (conhecido como ils) em que os usuários conectados publicam seus dados, facilitando a conexão (não é preciso manipular endereços IPs).

Como o H.323 é usado pelo Microsoft NetMeeting (a compatibilidade é muito boa, já me conectei a usuários do NetMeeting sem maiores problemas), existem diversos servidores de diretório, inclusive no Brasil, porém devido a problemas de compatibilidade (normalmente servidores configurados para somente aceitar o cliente NetMeeting) muitas vezes não aceitam devidamente o GnomeMeeting. Além do mais, servidores maiores como, por exemplo, ils.uol.com.br , estão tomados por usuários com propósitos impróprios para menores :-(

O que proponho é a criação de um servidor de diretório (ils.cipsga.org.br) destinado à Comunidade Brasileira de Software Livre. Tal servidor consiste em um servidor LDAP que usa alguns scripts Perl:

http://www.freesoft.org/software/NetMeeting/

Também seria um bom lugar para publicar instruções simples em português especialmente para o seguinte detalhe: usuários do Microsoft NetMeeting precisam fazer o download de um codec (disponível no site do GnomeMeeting) e instalá-lo para se comunicar sem problemas com usuários do GnomeMeeting.

Creio que é uma boa idéia, abrindo um novo canal de comunicação entre os usuários :-) Precisamos:

1. Configurar o servidor LDAP + scripts perl (Esta parte eu não me voluntario a fazer por inexperiência com o assunto, voluntários ?) 2. Preparar algumas páginas explicativas sobre o GnomeMeeting, como usar, etc.. (Isto eu posso fazer :-) )
3. Anunciar a disponibilidade do servidor aos usuários

Aguardo posição,

Abraços,

Luis Alberto.