Re: Novato

Olá Marcelo.

Em Fri, 8 Mar 2002 14:44:52 -0300 "Marcelo" <listasmarcelo@ieg.com.br> escreveu:

> Pessoal, sou novato em Linux, mas pelo que pesquisei me parece que a Debian
> é a melhor distribuição, portanto, resolvi instalá-la para começar a fazer
> parte do "mundo do sw livre".

Seja bem-vindo. Excelente escolha.

> Bem, acabei de instalar o Debian 2.2r3 na minha máquina e gostaria de saber
> quais são as linhas no source.list que eu devo colocar para atualiza-lo,
> visto que os pacotes que estão nele são muito antigos (Gnome 1.0 é dureza
> !!!!!).
> Tentei descomentar as linhas originais do source.list e comentar a linha do
> cd que eu havia adicionar e após isto rodei
>
>  apt-get update; apt-get dist-upgrade
>
> mas não funcionou. Deu a seguinte mensagem:
>
> Couldn´t stat source package list 'http://xxx.x..x...
> You may want to run apt-get update to correct these missing files
> [...]

Acrescente as seguintes linhas:

deb ftp://ftp.debian.org.br/debian stable main contrib non-free
deb ftp://ftp.debian.org.br/debian-non-US stable/non-US main contrib non-free

E refaça o processo. Veja o que dá. Talvez (não sei) não haja grandes
atualizações no sistema. Se não estiveres satisfeito, podes atualizar para
a woody (atualmente estou fazendo isto), que está em testes, mas já é
bastante segura. Se a máquina for para uso doméstico, podes tentar isto.

A distribuição Debian está em contínuo desenvolvimento. O estágio atual
de uma versão (release) da distribuição é indicado da seguinte maneira:

stable = versão estável
freezing = versão nos últimos testes
testing = versão em teste
unstable = versão instável, logo que algo é empacotado para Debian, cai
aqui.

A possibilidade de bugs diminui, da unstable para a stable.

As versões das distribuições recebem apelidos: 2.2 = potato (atualmente,
a stable); woody é o apelido da atual testing; e sid, da atual unstable

Em www.debian-br.cipsga.org.br há uma porção de documentos interessantes.
Leia o prático, do kov, colega aqui da lista. É prático :)

No mais, estamos aí

> []´s
> Marcelo.

inté + v

--
Marcio Teixeira
Usuário "tchê" Linux no. 180204

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!