[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Pirataria - era Re: Corel Draw para Linux



Olá,

Michel wrote:

Tadeu: como software vetorial o corel é o melhor e até tentei ver alguns similares mas nada tão bom, vou ver melhor, mas acho que pra gráficas de grande porte o corel é a solução, o Star eu não vi... Para imagens bitmap o gimp é muito bom - tão bom quanto o photoshop da adobe... Espero que um dia apareça um software vetorial tão bom (se alguém conhecer avise)...

O projeto que sempre ouvi falar que tem melhorado, e me parece com futuro promissor é o sodipodi:

http://sodipodi.sourceforge.net/

Tem na woody:

apt-get install sodipodi

Acabo de instalar e estou testando com os exemplos em /usr/share/doc/sodipodi/examples/

Gostei. Parece que já bastantes recursos pra desenhos básicos. Nunca usei o Corel, não sei o nível de recursos ou quais recursos avançados são necessários para grandes trabalhos. Espero que ele atinja algum dia o nível do Gimp :-) Inclusive já tem um script para transformar imagens bitmap do Gimp para o formato vetorial padrão svg usado pelo Sodipodi :-) Vai ser uma dobradinha imbatível no futuro.


Aproveitando essa de programas, alguém conhece algum bom editor html wisywig (não sei se é assim, tipo o dreamwaver) eu tinha baixado um faz um tempo no download.com (tinha uns 20 mb) mas ele era beta e depois que fortei o comp, nunca mais achei (isso já faz quase um ano).

wysiwyg (What you see is what you get, Aquilo que você vê é o que você vai obter) se não me engano.

Editor Wysiwyg? :-( pra HTML? :-( Acho que o único que "presta" (pelo menos não entulha o HTML de tags de apresentação) mesmo é o Dream Weaver... Pra GNU/Linux você vai encontrar mais e editores que facilitam a escrita de HTML, como o bluefish. Eu prefiro o velho vim escrevendo tags HTML de conteúdo preferencialmente e usar css pra os detalhes da apresentação (O único senão e deixar de fora os usuários de Netscape 4.x... Mas usando apenas tags HTML de apresentação o resultado pra eles não vai ser tão mal assim). Viva o Jacob Nielsen. Viva a "usabilidade". Morte ao Flash. Morte ao JavaScript. Morte aos Frames.


Falow


Abraços,

Luis Alberto.



Reply to: