Re: Fw: Re: Entendendo a saída do comando free

On Thu, 28 Feb 2002, Gustavo Noronha Silva wrote:

> Vamos manter o papo na lista ;)
>
> Sim, eu conheço esse esquema de cacheamento de memória, pelo menos pra
> isso serviu a leitura que eu fiz dum pdf sobre o linux há alguns meses hehehe
> o que eu queria era entender a saída do free... o que significa aquele buffers/cache,
> etc?

buffer cache:  contém buffers de dados que são utilizados pelos drivers de
dispositivos de bloco. São de tamanhos fixos (e.g. 512 bytes) e contém
blocos de informação que tenham sido ou lidos de um dispositivo de bloco
ou estejam sendo escritos para ele. O buffer cache é indexado via o
identificador do dispositivo e o número de bloco desejado e é utilizado
para rapidamente procurar um bloco de dados.

(chega de traduzir :-))) esta informação e mais o que vc está querendo
saber está em:

http://www.linuxdoc.org/LDP/tlk/mm/memory.html#abstract-mm-model

na seção 3.2 Caches.

Espero ter ajudado

[]s,
Mario O.de Menezes            "Many are the plans in a man's heart, but
    IPEN-CNEN/SP                 is the Lord's purpose that prevails"
http://curiango.ipen.br/~mario                 Prov. 19.21