Re: OFF-TOPIC - Como a criptografia do shadow funciona

On Wed, Feb 27, 2002 at 03:30:08PM -0300, Tiago wrote:
> Oi Pessoal,
>
>         não tem nada haver com o debian, mas se alguém puder ajudar....
>
>         Tô com uma dúvida, e tá dificil!!!! Tenho um script em perl para
> criar usuários no meu computador e uso o useradd para adiciona-los,
> portanto tenho que usar a opcção -p para passar o password já criptografado.
>         Andei olhando como o shadow com MD5 funciona e baseado nisso estou
> tentando fazer a mesma criptografica com o perl usando a função crypt
> (senha, salt) onde o salt eh $1$ para utilizar o MD5, mas o perl
> [...]

O salt é você que deve escolher um aleatório. veja se você entende
observando o código em perl abaixo:

#gera senha crypt
$password="teste";
$salt=chr(rand(26)+65).chr(rand(26)+65);
$shadow=crypt($password,$salt);
print "$password\n$salt\n$shadow\n";

#checa senha crypt
$crypt="HRO5pnvupHsxs";
$password="teste";
$salt=substr($crypt,0,2);
$check=crypt($password,$salt);
if ($check eq $crypt) { print "senha valida\n"; }
else { print "senha errada\n"; }