ogg vs. mp3

nussa!

tava testando hoje o oggenc(na verdade num achei o bladeenc pra instalar via apt)
eu queria ripar um CD do Viper q eu tenho...e entao usei o oggenc
ok, fiz meu primeiro ogg
"Viper - COMA RAGE.ogg" com 2.3mb a musica tem uma duração de 2:54
75 segundos pra cada mb do arquivo...
(não sei qual o bitrate do arquivo, ele ficou aleatorio o_O)

geralmente um arquivo mp3 com um bitrate de 128kbps
64 segundos pra cada mb

hm...a compactação é boa...porem, quando fui ouvir a ogg o xmms usou 80% do meu processador, com o ogg123 nao foi
diferente...
geralmente quando eu ouço mp3 o xmms usa 25% do processador

agora a duvida...a descompactação do ogg requer tanto prrocessamento ou eu fiz algo de errado?

PS: eu tenho um pentium 100MHz =)