Instalar os "drivers"/modulos de CD-Rom em portátil antigo.

Olá

Estou a pensar em instalar o Debian no meu portátil antigo, mas tenho um
problema que não consigo resolver:

Quando instalei o Windows, o sistema não detectou automáticamente o CD-Rom,
isto porque esta detecção é feita com uma linha de comando incluida no
autoexec.bat e config.sys que faz referência a um ficheiro .sys alojado na
directoria  c:/cdrom que vai fazer carregar o CD-Rom no sistema.

De facto não é uma situação muito normal, mas só assim é que funciona.

Como faço para criar tudo isto no Debian? Existe possibilidade de criar os
mesmos procedimentos e fazer com que o sistema reconheça o CD-Rom?

O meu portátil é um Expor DX4 a 100 com 8 MB de Ram e 300Mb de HD. Vou
instalar a versão compact do Debian, será possivel instalar um gerenciador
de janelas? E se for possivel, o sistema ficará muito mais lento?
Neste momento tenho o Win95 instalado e até nem anda nada lento.

Um abraço

António Ferreira