Re: ambientes graficos

Rodrigo Planche wrote:
> Sabe .. pessoal .. eu tenho muitas duvidas sobre ambientes graficos

Não é tão complicado. O X funciona independente do gerenciador de
janelas (window manager); como o nome diz, o gerenciador de janelas
gerencia janelas, i. e., é ele quem define como as janelas se parecem,
onde elas ficam, que tipo de menu é usado, como configurar o fundo, as
cores, atalhos de teclado, quantas áreas de trabalho existem, como
alternar de uma área de trabalho para outra, etc.

Um aplicativo gráfico, como o netscape, é feito para o X, e roda em
qualquer gerenciador de janelas. Só o que vai mudar é a barra de título,
os botões de fechar/minimizar/maximizar a janela, o modo de redimensionar a
janela, etc; o aplicativo é o mesmo e funciona do mesmo jeito. Você pode
até mudar o gerenciador de janelas *durante*  a execução de um programa,
sem perder nada!

O Windows tinha alguns gerenciadores de janela comerciais, como o
Talisman. Eu lembro de ter brincado um pouco com eles antes de descobrir
o Linux.

Alguns gerenciadores de janelas vêm com programas "de brinde", como o KDE e
o Gnome, mas tendo as bibliotecas instaladas os programas rodam em outros
gerenciadores de janelas também.

Aqui vai uma descricão rápida dos gerenciadores de janelas mais
conhecidos. No geral, quanto mais funcionalidades tem um gerenciador,
mas recursos (memória e CPU) ele usa. Então, qual gerenciador usar
depende do gosto.

  KDE e Gnome: São dois gerenciadores pesados e cheio de recursos.
  Aprender a lidar com eles leva algum tempo, mas a interface é bem
  intuitiva. O KDE vem cheio de programas, mas pessoalmente, não gosto
  deles.

  Enlightenment: Descrito como "gerenciador de janelas artístico", é muito
  bonito e configurável. Roda em cima do Gnome. Lógico que come memória pra
  caramba. Acho que deve ser o preferido dos designers...

  Afterstep: Esse gerenciador tenta simular a interface de um sistema
  operacional antigo chamado NextStep. É meio "esquisitão" de aprender.

  WindowMaker: Vindo do Afterstep e feito por um brasileiro. O WindowMaker
  é muito popular e é um dos meus preferidos, não é muito pesado mas tem
  ótima funcionalidade. Se for usar dê uma lida no manual ou vai ficar
  perdido.

  IceWM, Blackbox e Sawmill: esses três são os que conheço dos
  "pesos-leves", usam poucos recursos. Meu preferido é o Blackbox.

Esses são os únicos que eu conheço o bastante pra falar alguma coisa, e
tenho certeza que esqueci alguns populares e vou ser xingado ^_^
Mas existem dezenas de gerenciadores de janelas. Recomendo você testar
vários, ou pelo menos visitar a página de vários, para se decidir qual
usar.

Usando Debian, os menus de aplicativo são atualizados automaticamente quando
você instala pacotes novos. Quanto aos ícones de atalho...
Eu uso WindowMaker e Blackbox. O Blackbox não usa ícones. No WindowMaker
você tem que criá-los manualmente. Isso não chega a ser um problema, a criação
de ícones nele é bem simples. Basta rodar o programa e puxar o quadrado
que aparece na parte de baixo da tela junto com os atalhos, no lado
esquerdo ou direito da tela.

O xterm é um emulador de terminal. Uma janela do xterm funciona mais ou menos
como uma janela do DOS dentro do Windows, mas lógico, muito melhor.
Quando instalar um programa novo, você pode rodá-lo a partir do menu, ou
invoque o xterm e digite o nome do programa dentro dele. Os gerenciadores de
janela que usam ícones já vem com um ícone do xterm.

Ah, e o Xsession que seu arquivo carrega não é um gerenciador de
janelas, é *outro* arquivo de configuração onde deve estar seu
gerenciador de janelas. Pela descrição que você deu, acredito que seja o
WindowMaker.

Pra simplificar as coisas, instale o gerenciador de janelas que preferir e
digite o seguinte (assumindo que você não tem um arquivo .xinitrc no seu
diretório home):
	cat > ~/.xinitrc
	exec <caminho para gerenciador de janelas>
	Control-D
Substitua <caminho para gerenciador de janelas> pelo caminho para o
gerenciador de janelas (por exemplo, /usr/bin/enlightenment). Control-D
significa segurar Control e apertar D.
Se você já tem um arquivo .xinitrc no seu home, terá que editar o
arquivo.

Ufa! Espero não ter sido confuso. Até mais.