configuracao de fontes no x

ola pessoal,

instalei o debian esta semana (2.2r3), atualizei para o 3.0 e estou feliz
da vida - gosto do slackware, distribuicao e estilo "faca tudo sozinho",
mas tenho que admitir que o debian me surpreendeu: o debian gnu/linux eh
*muito* pratico e simples.

no comeco, o iniciante ate sofre um pouco para se acostumar com as
ferramentas disponiveis (apt-cache, apt-get, dpkg, dpkg-reconfigure, etc),
mas ha uma otima documentacao: de qualidade e muitas vezes em portugues -
o que ajuda muita gente.

realmente eu nao acreditava em toda a apologia que voces faziam ate
instalar e comprovar por mim mesmo... :-) acho que vou parar de ter duas
ou tres distribuicoes instaladas ao mesmo tempo no meu hd... ;-)

bem, chega de puxa-saquismo - venho pedir a ajuda de voces para meu
seguinte problema:

primeiro instalei o 2.2r3 com o xfree versao 3.3.6 - depois de penar um
pouco, ele funcionou legal (que alivio ver o tema debian no wmaker :-)).
ai atualizei o sistema para 3.0, que jogou o xfree versao 4.1 - mas minha
placa de video nao trabalha muito bem com essa versao (eh uma trident 8400
on-board). bom, continuei a usar o x3, *porem* houve um inconveniente: o x
soh usa uma unica fonte! :-) a de tamanho fixo (nao sei o nome)...

a principio eu tentava inicializar o x e ele dizia que nao tinha a 'fixed
font'. instalei o xfs e aparentemente foi isso que resolveu (fiz tanta
coisa que nao tenho certeza :-)).

em compensacao agora eu entro no x e tudo usa a tal 'fixed font' - desde
os menus do wmaker, blackbox, ate o sylpheed, inclusive o conteudo das
paginas de web! eu gosto de fontes monoespacadas, mas ja estou
entediado... :-)

alguem poderia me dar uma luz sobre isso? tenho os seguintes pacotes
instalados:

- xbase-clients
- xcontrib
- xfonts-100dpi
- xfonts-75dpi
- xfonts-base
- xfonts-scalable
- xfree86-common
- xfs
- xkbsel
- xlibs
- xserver-common 4.1.0-13
- xserver-common 3.3.6-42
- xserver-svga 3.3.6-42
- xutils

(se alguem souber se algum desses pacotes eh dispensavel, eu os removeria
com o maior prazer :-))

outra coisinha: volta e meia recebo um erro de locale tambem (qdo instalo
ou removo pacotes, p.ex.)... mas como penei ate o sylpheed, gaim e cia
funcionarem (dava uns erros de locale nao suportado pela lib c), nao me
arrisquei a mexer muito - se alguem tiver alguma sugestao sobre como
resolver isso, tambem sera muito bem-vindo... :-)

desculpem pelo tamanho do e-mail, mas acredito que qto mais detalhes,
melhor se torna para quem ja entende e for dar uma opiniao a respeito do
assunto...

obrigado pela atencao,

marcio kuchma