Re: Kernel 2.4.17

Em Thu, 24 Jan 2002 18:00:39 -0200
"Rodrigo Planche" <teto@dglnet.com.br> escreveu:
 RP> Ola Lista
 RP>
 RP> Eu uso o debian 2.2r4 - kernel 2.2.19 -- Pessoal ... eu baixei o
kernel 2.4.17 e também um howto de como fazer ............ só que ..  RP>
ele pede pra mim ir na pasta /usr/src - no howto diz que é pra haver uma
pasta la chamada linux e que é pra mim apagar essa pasta e descompactar os
arquivos do novo kernel(2.4.17) no caso !!! só que esta pasta nao existe
.. .. o que eu faço ??? por favor . .se alguem meio novato ai ja se
deparou com isso .. .. espero que me ajudem .. valew ...  RP>

 RP> Rodrigo

Em resposta meu amigo, lá vai o método trivial para instalação do kernel
GNU, baixado do kernel.org (Eu particularmente prefiro este, nada contra
o pacote da debian.. mas eu gosto das atualizações diretas de lá!)

1- download do linux-X.y.z.tar.gz (ou .bz2 que é menor)
2- Estraia este pacote no diretório /usr/src:

# cd /usr/src
# tar -xzvf linux-X.y.z.tar.gz
# mv linux linux-X.y.z
# ln -s linux-X.y.z linux

3- Agora, entre no link para o diretório (linux) e compile normalmente!

# meke menuconfig
(selecione o que preferir e necessitar..)
# make dep
# make clean
# make bzImage
# make bzlilo
# make modules
# make modules_install

Pronto!

Agora, basta mover o /vmlinuz para o /boot/vmlinuz-X.y.z, bem como o
System.map, e editar o lilo..

# vi /etc/lilo.conf

Recomendo manter a versão antiga, para eventuais problemas...
Crie uma nova entrada para o novo kernel e atualize o lilo.

# lilo

Beleza.. nada contra o modo Debian de se fazer a coisa, mais eu preifo o
modo GNU/Linux de se fazer as coisas, e ser livre é não depender de nada
para viver! (PS: Debian é ótimo, mas sem religiosidade  ok!).

Abraços a todos

José Roberto Kerne
joseroberto@dicaslinux.com.br
Dicas Linux - http://www.dicaslinux.com.br