-----Mensagem original-----
De: Pedro Zorzenon Neto [mailto:pzn@terra.com.br]
Enviada em: Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2002 21:06
Para: ®MµñÐÏM
Cc: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: Re: [off-topic] escrever na porta serial

On Mon, Jan 21, 2002 at 08:05:04PM -0200, ®MµñÐÏM wrote:
> Pessoal, desculpem pelo off-topic, mas como ha na lista programadores,
> gostaria de saber se algum de vcs jah precisou fazer comunicacao entre
hosts
> pela porta serial e se poderiam me dar uma dica de funcao utilizada. ou
> mesmo me responder se posso usar o endereco da serial nas funcoes write,
> connect, send, etc...

Oi,

  Você precisa detalhar melhor a finalidade para podermos dar uma
resposta direcionada ao problema.

  Para os sistemas Linux, Unix, etc... a porta serial é simplesmente um
arquivo. É só você abrir o arquivo /dev/ttyS0 (ttyS1, ttyS2, etc...) e
escrever nele. se quiser ler o que tem na serial, é só abrir o arquivo e
ler o que tem.

  Nunca use a serial pelo endereço de hardware. Use a camada oferecida
pelo sistema operacional, que são os arquivos /dev/ttyS*

  Em bash:

     echo "teste123" > /dev/ttyS0             envia texto para a serial
     head -n 1 /dev/ttyS0                     le uma linha de texto da
serial

  Outra opção é usar o SLIP. Ele estabelece uma interface IP entre os
dois micros, como se fosse uma rede ponto a ponto. Os seus aplicativos
nem irão saber que eh uma rede serial. Neste caso, veja em
www.linuxdoc.org e procure o how-to SLIP  (serial line IP)

     Abraços
     Pedro