Quebra de linha no vim

  Sou usuário de vim há algum tempo e estou com umas dúvidas. Vocês
sabem que, quando a linha é grande demais e excede o número de colunas
na tela (80 no meu caso) o vim continua na linha abaixo, mas trata
tudo como se fosse uma só linha. Notei que, quando invocado pelo mutt, o
vim tem quebra de linha automática. Minhas dúvidas são:
  1) Qual a opção para habilitar quebra de linha automática?
  2) Dado um texto já escrito, com linhas longas, existe algum comando
  para quebrar todas as linhas que excedam um valor x?