Re: Placa de som onboard AC'97 - Asus A7V-E

Era uma vez, em qua, jan 02, 2002 em 09:44:11 -0200, quando Gustavo V Goulart disse:
> Ola meu amigos,

Olá.

>   Estou com o seguinte problema, tenho uma placa asus A7V-E com som
> onboard ac97.
>  Andei lendo algo sobre a mesma para poder usa-la no linux, e vi que
> devo
> usar o driver alsa.
>
>  Alguem já instalou essa placa ????
>  Na dica que eu li, o cara manda dar um apt-get install task-alsa.
>  OBS.: Ele estava usando o conectiva.
>  Mesmo assim tentei usar o apt-get, mas não funcionou .
>
>  Como devo instalar esse driver ?????
>
>  Alguem poderia me ajudar ????

Espero que sim. Como Jack, vamos por partes. Primeiro, um conselho:
procure ser mais informativo quando precisar de ajuda. Tu dissestes
que o apt-get não funcionou, mas o que aconteceu? É uma boa prática
enviar o resultado que aparece na tela quando usamos o comando (use
o mouse para copiar o conteúdo!)

Bem, não sei nada específico ao teu chip de som, mas procure seguir
as dicas abaixo, estas são um bom guia de configuração de som (baseei-me
quase que integralmente no artigo Configuring Sound in Debian GNU/Linux
de Ted Ruegsegger (desculpem, não tenho a URL)):

1) Qual placa/chipset utilizado?

Já respondeste esta pergunta: ac97

2) É preciso configurar parâmetros de hardware para que a
placa/chipset funcione?

Para responder esta pergunta: leia o manual da placa/chipset.
Como está "onboard", suponho que não (estou certo?).

3) Supondo que o som será "modularizado", o que é uma boa prática,
pelo menos até que a configuração correta seja obtida, descubra quais
são os módulos necessários para que sua placa funcione. Quais são?

Para responder isto, dependemos basicamente da documentação em
/usr/src/linux/Documentation/sound. Infelizmente, na documentação
que veio com meu kernel (2.2.17), não encontrei referência ao seu
chipset. Não verifiquei isto nas novas versões do kernel (2.4.x).
Uma pesquisa com ac97+Linux em www.google.com deve ajudar.

4) Os módulos necessários são suportados pelo seu kernel? Se não,
atualize o kernel para a versão correta.

5) Determine quais parâmetros devem ser acrescentados aos módulos
e se estes parâmetros não geram conflitos de hardware (irq, dma,...).

6) Carregue os módulos necessários:

$ modprobe <módulo> <parâmetros>

7) Teste:

$ cat /dev/sndstat

Não deve aparecer mensagens de erro.

Obtenha uma amostra de áudio e

$ cat amostra > /dev/audio

Se ouvires, terminou!

Por fim, para instalar task-alsa, que mensagem receber ao comando?

Como viste, não te passei uma receita de bolo. Em alguns casos
é o que queremos (embora nem sempre seja o que precisamos!). Mas
era isto que podia responder. Espero ter ajudado.

Procure enviar seus progressos é dúvidas para a lista, postando a
solução ao final. Assim facilitamos pesquisas futuras sobre o tema.

>  Desde já agradeco ...

djí nada

> --
> =======================
> Gustavo V. Goulart    =
> User linux 197404     =
> debian 2.2r3          =
> AMD Athlon 900        =

inté+v

--
Marcio Teixeira
Usuário "tchê" Linux no. 180204

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!