Re: M?dulos da placa de som

* Grillo (grillo@omninetwork.com.br) wrote:
> Boa Noite a Todos!!
>
>     Estou tentando configurar uma placa de som CMI8330, mas não sei quais
> módulos carregar e nem qual arquivo configurar.
>
> O isapnp já está configurado faltando apenas carregar os módulos.
>
> Se alguém puder me ajudar ficarei agradecido.
>
> Até mais e obrigado.

Como este documento ainda nao esta publicado, nao vou obedecer ao dono
da lista e mandar uma resposta sem link mesmo!

Vamos la!

Instale, se voce ainda nao tem instalado, o isapnptools.

Entao, como root ou com algo que o valia, faca:

#pnpdump --config > /etc/isapnp.conf

Onde "/etc/isapnp.conf" é o arquivo da configuração das placas isa-pnp,
com a opção  --config ele seta automaticamente dma,io e interrupção.

Se quando você deu o comando "pnpdump --config > /etc/isapnp.conf",
não apareceu nada e voltou ao bash, é que ocorreu tudo certo, então rode o
comando:

#isapnp /etc/isapnp.conf

Isso vai mostrar sua placa e as portas (io), dma e interrupções que
ela esta usando, e se aparecer a menssagem "Enabled OK" esta tudo certo,
entao anote os dados de dma e etc.

A placa cmi8330  usa 2 modulos, o opl3.o e o ad1848.o. Com base nas infos do
isapnp, /etc/isapnp.conf, use o comando modconf para configurar os modulos.

A tela do modconf mostrara uma serie de classe de modulos, os de som estao
dentro de "misc". Localize entao o ad1848 e de enter. Uma tela aparecera para
voce pedindo as opcoes para configuracao, ai voce insere os dados que voce
anotou com a seguinte sintaxe:

ad1848 io=0xXXX irq=X dma=X soundpro=1

Repita o processo e escolha detsa vez o modulo opl3, e nas opcoes coloque:

opl3 io=0xXXX

Pronto! Teste a placa tocando uma musica. Caso por algum motivo não
funcione você pode forcar a barra e tentar usar o módulo sb.o junto ao
opl3.o e o ad1848.o. Para isso, volte ao modconf e escolha dentro de misc o
modulo sb, nas opcoes coloque:

sb io=0x280 dma=6 dma16=3 irq=5 mpu_io=0x330

Esta e uma linha generica das clones de sound blaster isa, se o modconf
chiar, troque de irq ate acertar. Mas somente use este recurso se voce
nao tiver obtido exito com o procedimento normal.

Se deu tudo certo, voce vai ter sua placa funcionando perfeitamente (dentro
do que pode-se esperar de uma placa destas cmi, que sao ruim pra diabo!).

Tive uma placa de som dessa  cmi 8330 on-board que equipava minha placa mae,
e funcionou perfeitamente ate eu me livrar do micro, atraves de um upgrade.

Boa sorte!