Dúvidas sobre necessidade de firewall

Olá pessoal.

Lendo o documento sobre a implementação de firewall escrito por
Hélio Alexandre Lopes Loureiro, surgiram algumas dúvidas.

Uso o computador com acesso via modem a Internet. Uma vez que
meu /etc/hosts.deny nega conexão de qualquer host e meu
/etc/hosts.allow permite apenas conexões locais, pergunto:

Há alguma possibilidade de sofrer um ataque na rede?

Se sim, por quê?

No caso de haver, irei implementar a sugestão de Hélio. E então,
minha segunda dúvida. Segundo as regras sugeridas, serão aceitas
todas as conexões, exceto aquelas de ataques conhecidos (não para
mim, que sou leigo, mas conhecidos "no meio") como NetBus, NetBus2,
Back Orifice. Se entendi, podemos reconhecer estes ataques porque
eles usam sempre os mesmos protocolos e portas, certo? Mas e as
possíveis novas formas de ataque? Ficarei vulnerável? Como manter-se
atualizado?

É isto.

Um abraço a todos!

inté+v

p.s.: Ao colega Hélio, autor do texto, muito obrigado. O texto
tem me ajudado bastante.

--
Marcio Teixeira
Usuário "tchê" Linux

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!