recomendação de modem

Oi pessoal,

  Sempre usei modens "reais" e não os que precisam de software adicional
para funcionar (mais conhecidos como winmodens).

  Só que a diferença de preço entre um modem "de verdade" é de ~R$200,
e ~$R50 para um winmodem.

  E devido a falta de $$$ e a aplicação não precisar ser crítica, vou
comprar o mais barato, um winmodem.

  Como nunca configurei um, peço dicas.

  Qual modelo posso comprar que funcione em um Debian-Potato? (acho que
nenhum)

  Qual modelo funciona sem problemas em um Debian-Potato com kernel
2.4.x?

  Alguma recomendação a mais? para uma máquina 486DX4-100 um modem destes
"puxa" muita CPU?

     Abraços
     Pedro