Re: Get_localhost_bad [longa]

> use o pppconfig e pronto

> use o magicfilter e pronto

> se você não falar qual é o erro não dá prate ajudar =(
>
> tenha razão assim... se você quer usar fetchmail é você quem está
> complicando as coisas... pra usar sylpheed você não precisa disso...

(corte)

> --
>     Gustavo Noronha Silva - kov <http://www.metainfo.org/kov>

KoV-
	Obrigado pela intenção de me ajudar. Mas, às vezes, você tem esse
tipo de atitude "use o sylpheed e pronto" ou "use o-que-eu
estou-usando-e-pronto"...Bom, eu __não quero__, ok? :-)
	O que me intriga no sistema é qual é a relação entre o nome do seu
sistema (o hostname, em /etc/hostname) e o nome de seu provedor, e
como o MTA (Mail Transfer Agent) reconhece que sua máquina é um local
válido para mandar e-mail, como ela faz parte da rede que você acessa
(o seu provedor).

	Quando você se conecta on-line, o PPP-HOWTO diz que acontece o
seguinte:
	Que quando a sua máquina se conecta, ela tem que ser "achada" (ou
"achável") na internet, sendo conhecida pelo seu número de IP
fornecido pelo seu provedor. Ou seja, o nome da sua máquina é
"resolvido", e este nome está em /etc/hosts, para esta primeira etapa
da resolução, porque o /etc/hosts pode conter outros nomes ainda, caso
você tenham uma mini-rede em casa, certo?
	O nome apenas de sua máquina está em /etc/hostname. Agora, este
nome deve ser um "nome qualificado", que é jargão para um nome
registrado, ou seja, um nome de domínio realmente válido.
	Você até pode botar qualquer nome, tipo: aqui.mora.o.zeh, mas
quando seu MTA for entregar o correio, vai dar um erro (que eu não me
lembro exatamente como é), que vai dizer basicamente que
aqui.mora.o.zeh não é um "fully qualified domain".
	Por isso, o livro que mencionei (N. Barkakati, RedHat Linux 5 -
comprado antes de usar o debian, falou? -, p. 537) dizia que "Para
assegurar que a entrega de e-mail funcione adequadamente, você tem que
certificar-se de que o nome de seu sistema __é o nome que seu ISP
atribui a você. Embora você possa dar qualquer nome de host que
desejar, outros sistemas somente podem entregar mails com êxito se o
nome de seu sitema estiver no servidor de nome de seu ISP."
	Evidentemente, isso não precisa ser assim se você usa o Netscape,
Mozilla, Balsa, talvez o Sylpheed de que você fala tanto, para pegar o
e-mail. No caso do Mutt, ele necessita de um fetchmail funcionando
bem, como se sabe.
	Ou seja, me parece que há uma questão, vamos dizer assim, de fazer
sua máquina "aparecer para o mundo exterior". Talvez usando o Mozilla,
essa questão de um hostname qualificado não seja importante, porque
talvez o programa mamipule os protocolos POP, etc, de outra maneira.
Eu realmente não sei como você pode ter /etc/host, /etc/hostname, e
/etc/resolv.conf relativamente bagunçados e ainda receber e enviar
e-mails pelo Mozilla ou Netscape...Realmente não conheço o
código...Pode ser que uma instalação default, ainda não mexida do
fetchamail, ou qmail, ou postfix, seja o que basta para um MUA como o
Netscape/Mozilla. Acho que teríamos que perguntar para os
programadores deles...
	Quanto ao sistema de impressão CUPS + magicfilter, eu não conheço.
É realmente bom? Por exemplo, dá para ajustar para imprimir
transparências?
	O LPRng usa spooling. Quer dizer que a questão de um hostname
coerente é importante aqui também.
	Eu vi que no arquivo de configuração do fetchmail, existem os
	seguintes itens:

Cwlocalhost
# file containing names of hosts for which we receive email
Fw-o /etc/mail/local-host-names %[^\#]

# my official domain name
# ... define this only if sendmail cannot automatically determine your
# domain
#Dj$w.Foo.COM

	Isso acho que atesta a veracidade do que o autor do livro estava
dizendo.
	De qualquer modo, meu sistema agora está funcionando e imprimindo
via LPRng, e recebebdo e-mail via meu MTA (fetchmail).
	Eu resolvi isso da seguinte forma:

	Em /etc/resolv.conf:

	domain meuprovedor.com.br
	nameserver aaa.bbb.ccc.ddd
	nameserver eee.fff.ggg.hhh

	Em /etc/hostname:

	127.0.0.1 localhost meudomínioinventado.meuprovedor.com.br

	Em /etc/hostname:

	meudomínioinventado.meuprovedor.com.br

	Gostaria de ouvir críticas, colocações, reflexões, sugestões e correções.

	* É isso aí! *

	[ ]s
	henry