Re: kernel compilado, dúvidas sobre a instalação do .deb

On Qua, 2001-09-12 at 20:07, Marcio Roberto Teixeira wrote:
> Olá pessoal.
>
> Compilei o kernel. Como resultado, tenho o seguinte pacote a instalar:
>
> kernel-image-2.2.17_Custom.1.00_i386.deb
>
> Tenho algumas dúvidas. Esta é a primeira vez que compilo o kernel e, sabem como é a história da primeira vez...
>
> Minhas dúvidas são:
>
> 1) Após instalar o pacote, é possível retornar ao estado anterior (desinstalando-o, suponho)?

Sim, é possivel

> 2) Após instalar o pacote, terei o kernel atual removido ou poderei continuar usando-o, se quiser?

Sim é possivel, mas preste atenção se o kernel que tinha antes não é a
mesma versão do que você compilou, meste caso na instalação ele irá
sobreescrever o seu kernel antigo.
Tenho uma sugestão neste caso:
no Makefile que fica no diretório do kernel coloque alguma coisa na
variável EXTRAVERSION (como suas iniciais por exemplo) assim o seu
kernel vai passar a se chamar vmlinuz-2.2.17-abc ao invés de apenas
vmlinuz-2.2.17. Assim você vai garantir que não irá sobreescrever o
kernel e o diretório de modulos do seu kernel antigo e confiavel!

> 3) Uso o grub como gerenciador de inicialização. A instalação do pacote ajusta a configuração deste também, ou só do lilo?

No /usr/share/doc/grub/README.Debian diz como você pode configurar o
kernel-package para atualizar o grub, mas eu não gostei muito da saida
que ele mostra, prefiro editar o menu.1st e rodar o shell do grub
novamente e fazer o setup.

> 4) Se não, basta alterar o arquivo menu.lst para inicializar corretamente?
>
> 5) Entre outras documentações, utilizei o Guia Prático para o Debian GNU/Linux, escrito por nosso colega de lista, o kov (já "pegando intimidade"!). Para compilar o kernel, alguns dos passos envolvem os seguintes comandos:
>
>  $ make menuconfig
>  $ make-kpkg clean
>  $ make-kpkg kernel_image
>
> Minha dúvida é a seguinte: quero fazer nova compilações, o script de construção do pacote é inteligente o suficiente para alterar Custom1.00 para, por exemplo, Custom 2.00?

Essa eu passo adiante, sempre utilizo a opção -rev no make-kpkg, mas
acredito que não pois sempre tenho que remover os arquivos stamp-* do
diretorio do kernel (favor me corrigir se estiver enganado)

--

::: : :'  : ::: Rodrigo Araujo (rma) <r.morais.araujo@uol.com.br>