aprendendo a utilizar o dselect - problemas

oi,
em primeiro lugar quero agradecer a todos os que assinas a lista em especial
aos que tem me auxiliado em minhas duvidas ;-))))))))
estou estudando sobre o apt, dpkg e deslect, porem to com um problema:
tentei instalar um cliente de irc (sirc) e apos seleciona-lo desisti de
fazer a instalacao e saí do deselect, porem quando entro no deselect e vou
em install sou informado que serão instalados algo em torno de 55 megas de
arquivos no disco.
Se eu tentar selecionar para instalacao qualquer outro pacote ai a coisa
fica mais feia ;-)))) pois alem dos 55 vem mais o restante do pacote recem
selecionado.
Emfim como posso retirar esta selecao feita anteriormente???

Vida Longa aos que Ajudarem!!!!
Luiz Carlloz
luizcarlos@ioepa.com.br