testing -> unstable ou unstable -> testing ?

Qual é a ordem de maturação de um pacote?
de testing pra unstable ou de unstable pra testing (e depois stable)?
É que estou querendo atualizar uns pacotes mas acho que passar
pra unstable meio arriscado (mesmo sendo máquina de desenvolvimento
e não produção). O testing poderia ser um meio termo entre risco e
atualização.

Outra coisa: o apt-get avisou que vai baixar 170 Mb. Mas via linha
discada isso não vai ser 15 minutos... Sei que o -d só baixa os pacotes
mas há um modo de fazer com que ele baixe por partes? Ou ele é
realmente inteligente e um futuro apt-get update verifica o que ele
tem no cache e o que precisa ser atualizado (ainda não foi baixado)
ele vai buscar, permitindo que eu o interrompa o processo de vez em
quando?

Obrigado

Cláudio Max