Re: software Livre

On Wed, 22 Aug 2001, Fábio . wrote:

> OLá pessoal da lista ... tudo certo?
> Falando sobre software livre , alguem aki ja teve alguma experiencia com o
> FREEBSD ????
> Se alguém tiver algo a dizer sobre, seria bem interessante!!!

Bom, vamos começar contando a historia toda :)

Pois e'.. acontece que deu um pau no meu hd tche, criei umas partições
meio esdrúxulas.. pq queria 3 partições primarias livres pra colocar o
freebsd, openbsd e netbsd.. entao fiz um baita mexe... movi a particao do
windows que era primaria pra dentro da estendida.. aih hda3 ficou depois
do hda3 que era a estendida.. hda2 começava no inicio do hd.. o hda1 ficou
no final.. enfim, uma muriçoca so'...

Nenhum problema.. tudo seguiu funcionando bem.. ate' que tive a infeliz
ideia de bootar pro DOS.. nao lembro se cheguei a bootar o windows 98 ou
so' o dos.. e fui entrar no fdisk do dos, pra ver como esse so(?) estava
enxergando o hd..  pimba.. o troço travou, começou a ler ler o hd.. e eu
com o c* na mão, resetei a maquina: Tééé NO SYSTEM etc etc... Bootei com o
partition magic, nada de partições.. So' de *ENTRAR* no fdisk do DOS,
acabou com o meu HD... aih deu pra recuperar algumas partiçoes mas o meu /
do debian nao deu... fazer o que...

Agora a parte que tem a ver com o assunto

Aih tava esperando o debian 3 antes de instalar o linux de novo (nao
aguentei esperar hehe), e resolvi ficar mexendo so' no FreeBSD... Pois e'
gurizada.. Me apavorei com a performance... Depois de recompilado o kernel
entao, minha nossa... Achei bem mais rapido que o linux.. sei la.. o troço
pra entrar no X eh direto.. startx e pronto.. vapt-vupt... Mozilla, MUITO
RAPIDO, aqui no Linux ele se arrasta... Video em tela cheia com o
xmms-smpeg: deu de 10 no Linux..

Achei muito bom o freebsd.. Bem simples, facil de aprender, sem muitas
frescuras, sem *muitos* scripts de inicializacao.. O ports e' muito legal
tambem, algo como (nao sei direito) apt-get source -b seila.. Baixa o
código-fonte do programa, compila e instala, e se tiver alguma
dependencia, ele baixa o pacote, compila e instala tambem.. existe mais de
5000 ports no freebsd 4.3

Por um dia eu achei que trocaria o Linux pelo FreeBSD.. Mas ai' o amor a
camiseta falou mais alto.. Eu meio que enjoei ficar mexendo no FreeBSD e
atualmente to dando atenção so' pro meu debian.. Se existisse o
Debian/BSD, de repente até trocaria ;)... Com certeza, o Debian GNU/Linux
e' um doce p/ administrar, nem se compara com o FreeBSD... Mas na
performance e simplicidade (tosquice) acho que o FreeBSD fala mais alto!

Um abraço!