Re: rotina do administrador

Em Ter 14 Ago 2001 10:27, alex escreveu:
> Ola pessoal,
>
> Gostaria de saber de voces, que trabalham como administradores de rede e
> sistemas, qual eh a rotina diaria de voces pra deixar seus servidores
> funcionando da
> melhor maneira possivel.
	Olha tchê, depois de configurada a máquina (instalados os programas
necessários, fechados as portas não-utilizadas...) a maiora das rotinas podem
ser executas por scripts. Por exemplo aqui em Santa Maria, temos scrips para
atualização do sistema (debian), para sincronização de datas... A única coisa
que ainda precisa ser feita "no braço" é a análise de logs. Mas isto também
pode ser mais otimizado com a implantação de um servidor de logs e alguns
scripts para monitoramento dos mesmos.
	Em suma, para quem utiliza sistemas baseados no debian, as tarefas de
administração podem ser automatizadas quase que totalmente (debian rlz!).

> Seria interessante descobrir como cada um faz pra deixar seus sistemas
> funcionando bem e seguro. O que acham de trocarem experiencia.
	Também acho, nesta lista há muita gente que tem esse tipo de conhecimento,
então a gente poderia, sei lá, trocar algumas idéias, críticas, sugestões...
> Abracos!

Márcio Parise Boufleur <boufleur@cpd.ufsm.br>
Suporte da Rede - Centro de Processamento de Dados
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil