rede domestica

 Olá pessoal
 Saudações e Felicidades a todos
	Estou aqui com uma pequena (talvez sim, talvez não) duvida, como configurar
uma pequena rede domestica, composta por:
- dois computadores;
- duas placas de rede de 10Mbps;
- um cabo do tipo crossover (cabo invertido).
	Esta rede é para o meu aprendizado sobre redes, mas eu não tenho encontrado
informações de como faze-lo, sou leigo no assunto e tenho curiosidade de
saber como faze-la, tenho procurado pela internet informações sobre como
fazer esta rede domestica ( achei numa revista sobre o assunto, mas lá está
dizendo que no windows é mais fácil de configurar, eu achei que no linux
deveria ser também) . Se alguém puder me informar ( ou alguma documentação)
como fazer esta rede, serei grato.
Sem Mais, um abraço a todos
André Luís
p.s. Eu estou com o debian instalado no meu computador principal
(um pentiun II 333) e o outro é um pentiun 200 sem nenhum tipo de S.O.
instalado.