Re: Problemas na placa de vídeo

Oi,

>...Minha placa de vídeo Cirrus Logic (CL-GD 5465) não funciona direito no xfree 3.3.6,
>só no 4.0 para cima e não consigo baixar pelo apt-get esta versão. Só encontro o
>xserver_common na versão 4.0 mas o xsever_svga (que é o indicado para esta placa)
>está na versão 3.3.6, e esta versão trava todo o Linux. Sei que é do xfree,
>pois quando usava outra distro de linux com a versão 3.3.6 do xfree travava também.
>Se alguém souber como posso fazer o download do xfree todo com a versão 4.0 para cima,
>por favor me de uma ajuda. Sou novato no Debian.

Instale o pacote xserver-xfree86, quando for perguntado pelo servidor padrao a ser usado,
selecione "xserver-xfree86" (para alternar entre 'XF86_SVGA' e 'xserver-xfree86', use
dpkg-reconfigure xserver-svga, dpkg-reconfigure xserver-xfree86), agora vc deve configurar
o novo servidor com o "xf86config" e nao com o "xf86config-v3" e executar o X.
Se o driver "cirrus" nao funcionar, tente com o driver "vesa"
substituindo, no /etc/X11/XF86Config-4,  a linha:
Driver "cirrus"
pela linha:
Driver "vesa"

[]s