Re: Ativar quik em uma máquina Old World

Leandro Dutra wrote:

>         A partição não tem segredo.  A questão é reconfigurar o OpenFirmware
> para encontrar o quik, que vai carregar o núcleo - ou seja, o Linux em si.

como crio a partição, então?

>         Esse problema não tive.  O núcleo roda bem, se inicializado pelo
> disquete.  O meu problema é como acessar o OpenFirmware e reconfigurá-lo.

Com a serial você acessa fácil o openfirmware, sem ela é impossível. A mesma
combinaçã ode teclas que ativa o OF nas maquinas newworld para o console, ativa
nessa para a serial. Ou quase, antes disso você precisa usar o linux pra mudar o
console padrão do openfirmware para a serial. Precisa mudar tanto o input quanto
o output.

>         Você diz que pegou o disquete de boot do Debian?  Tudo bem, mas e aí
> como passar o controle para a instalação que está no disco rígido, como
> montar o raiz etc?

Tem um arquivo no disquete hfs que inclui a linha de comando do kernel. Mas é um
arquivo binário (faça um grep em todos os arquivos do disquete q vc acha o
certo). Editei o arquivo, tomando cuidado para não mudar os offsets, e consegui
passar parãmetros tipo root=/dev/hda2.

>         Acho que se você tivesse tirado a placa e conectado o monitor na
> interface da placa-mãe teria funcionado.

O conector da interface da placa-mãe não é compatível com os monitores
"normais".

> Qual o modelo exato do teu Mac?

etica@macmailsvr:~$ cat /proc/cpuinfo
processor       : 0
cpu             : 750
temperature     : 0 C
clock           : 267MHz
revision        : 2.2
bogomips        : 534.61
zero pages      : total 0 (0Kb) current: 0 (0Kb) hits: 0/597 (0%)
machine         : Power Macintosh
motherboard     : AAPL,Gossamer MacRISC
L2 cache        : 512K unified pipelined-syncro-burst
memory          : 128MB
pmac-generation : OldWorld