anacron - crontab

    All

    Estive analisando melhor o "problema" em relacao ao crontab e chegue a seguinte conclusao :
O problema nao eh com o crontab, pois fiz um teste, mas com o software anacron. Explico melhor
como eu cheguei a essa conclusao.

    Editei o arquivo /etc/crontab e acrescentei a seguinte linha ,

00 21 * * * root cp -R -u /usr/local/mysql/var/*  /home/www/db, que tem como finalidade a de
fazer um backup dos bancos de dados do mysql. As 21:01h executei o comando ls no diretorio
/home/www/db e vi que o backup havia sido feito, os arquivos do diretorio /usr/local/mysql/var/
haviam sido copiados para o diretorio /home/www/db. Conclusao, o crontab esta funcionando.

    O que eu estou querendo fazer eh o anacron funcionar. Segundo a documentacao do anacron , a
diferenca entre o crontab e o anacron eh que o anacron supoe que o servidor nao fique 24 horas
ligado entao podem ser executados comandos em um determinado periodo de tempo. No arquivo
/etc/crontab inicial constava a seguintes linhas :

25 6 * * * root test -e /usr/sbin/anacron || run-parts --report /etc/cron.daily
47 6 * * 7 root test -e /usr/sbin/anacron || run-parts --report /etc/cron.weekly
52 6 1 * * root test -e /usr/sbin/anacron || run-parts --report /etc/cron.monthly

    Pelo que eu pude entender sao executados scripts diarios, semanais e mensais. Dentro do
diretorio /etc/cron.daily existem varios scripts, que serao executados diariamente, como o que
faz backup do arquivo smbpasswd. Editei o script webalizer e coloquei os comandos necessarios
para gerar os logs com webalizer. O problema eh que esse script nao esta sendo inicializado !!

                                           " Leiam o codigo fonte ! - Kevir repreende os
                                            colegas a quem deve dar assistencia tecnica "

                                                                            Kevin Poulsen
[ ]'s

Cosmo
cosmo@hackhour.com.br