Dúvida sobre ./ para referenciar arquivos binários(executáveis)

Olá PessoALL
Uma dúvida:
Pq pra executar alguns comandos eu posso só digitá-los(tipo ls) já pra
outros preciso referenciá-los com ./ (tipo banner)o q eu achava
desnecessário por já estar no diretório onde ele se encontra?
Fundei uns pensamentos sobre isso..heeheh....Vamos ver se viajei muito...
Pq comandos tipo ls já estão no /bin (e derivados: /usr/bin, /sbin, etc) e
esses diretórios já são consultados por padrão, já os outros por não estarem
no "patch " do sistema não são procurados, daí a necessidade de indicar o
diretório, q no caso de ser o meu diretório de trabalho atual posso usar ./

e daí?viajei completamente na maionese, ou se aproveita algo?heheheh
O q me encuca, deixa esse pensamento nebuloso, é q eu tenho uma
vaga(realmente vaga) lembrança d q o próprio banner estaria na /bin e mesmo
assim tenho q dar a localização, não tenho certeza sobre isso.
Obrigado a tds pela atenção, Abraço!
Ronaldo.

"Reconheço que o Linux é mais estável que o Windows - NT" - Bill Gates