Uma reflexão de fim de ano/início de ano

Amigos,!

estamos próximos de 2002, da europa pra lá já está =), eu achei
um texto interessante e acho que vale como reflexão pra começar
o ano com uma consciência maior da nossa própria parte... da nossa
vida em comunidade (que nós que participamos do Debian e do Debian-BR
representamos muito bem =)):

"Num país com o grau de desigualdade do Brasil, uma esquerda é necessária,
desde que seja moderna, que faça avançar. Porque a solidariedade, o valor
da solidariedade, é indispensável. É interessate como a palavra "comunidade"
passou a ser usada amplamente, hoje, mesmo para situações em que a rigor,
na literatura sociológica, não caberia. Passou a se valorizar, no mundo
contemporâneo, isso de passar juntos pela mesma experiência. A diferença
não é tanto objetiva, não é tanto se um sujeito é rico e o outro é pobre,
mas se passaram juntos pela mesma experiência, têm algo em comum, estão
em comunidade, e isso dá liame, junta. Quando se fala em comunidade,
frequentemente, é isso: compartilhar a mesma experiência, estar junto.
Esse estar junto é o cimento indispensável do mundo contemporâneo. E isso
é um valor de esquerda. O conservador não quer estar junto. O conservador
resolve sozinho. Não dialoga, não participa da mesma experiência. Há muita
coisa nova para ser reivindicada como valor de progresso. Cabe muita coisa,
inclusive um novo humanismo. O munda da globalização é ao mesmo tempo essa
confusão de dinheiro internacional, da homogeinzação da produção, da
fragmentação -- e um mundo que coloca de novo a humanidade como sujeito,
porque traz à tona questões que afetam a todos. Há tanta coisa boa, nova,
desafiadora, que me entristece ver como as pessoas se aferram a esse...
como eu chamei?... esse nhenhenhém, não foi isso o que eu disse?"

-- Fernando Henrique Cardoso, em entrevista à revista veja 10 de setembro 97

Contexto: nhenhenhém = reclamações anti-reformas essenciais que foram feitas
e ainda estão por fazer em várias áreas do nosso governo sem fundo
argumentativo...

feliz ano novo pra vocês todos!

|  .''`.  | Debian GNU/Linux: <http://www.debian.org>         |
| : :'  : + Debian BR.......: <http://debian-br.cipsga.org.br>+
| `. `'`  + Q: "Why did the chicken cross the road?"          +
|   `-    | A: "Upstream's decision." -- hmh                  |