Re: como instalar um modem 3com ADSL

On Tue, 25 Dec 2001, Fernando Fraga e Silva wrote:

>Interessante, para usar o meu modem ADSL 3COM na rede da Telefonica somente
>tive que fazer a configuração de uma placa de rede para usar um IP fixo com
>uma rota padrão. Vc. gostaria de comentar que companhia usa PPPoE ?

A Telemar está usando esse modems 3com em duas versões a Office para
clientes coorporativos, que você só precisa configurar a sua interface de
rede com dhcp ou com ip fixo da faixa de rede que está configurada no
modem (192.168.200.0/24) e por uma rota padrão para o endereço do modem
(192.168.200.254) que tudo estará feito encaregando o modem de fazer nat e
tudo. Já clientes comercias eles estavam (talvez ainda restem mais alguns
no estoque) disponibilizando modems 3com que atuam como bridge, tendo o
cliente que usar o PPPoE, que também não tem grandes misterios bastando
instalar no debian o pacote rp-pppoe, e rodar um script de configuração e
informar os dados que são pedidos, como login e senha que no caso da
telemar é o numero do telefone do usuario.

No caso deste modem que era usado para assinantes residenciais o modem
precisa ainda de umas configurações internas que são feitas pelo programa
de instalação (for windows claro), mas que segundo li em um tuturial de um
cara do gulba (Grupo de Usuários Linux da Bahia) o qual não lembro o nome,
mas que pode ser achado no historico da lista de discussão deles,
ensinando a fazer essa configuração pela por sérial ligada no modem. E no
caso de Office, precisa apenas de um browser para configurar o usuario e
senha ppp dentro do modem.

Mas nos dois casos a telemar ainda pos uma autenticação para ser feita
numa página deles onde os clientes comercias tem que apenas clicar em um
botão onde tem escrito "conectar" para poder ter acesso a internet e os
clientes residenciais tem que por usuario e senha do provedor que lhe dá
acesso e clicar num botão, mas ambos os casos eu costumo usar um scrit
criando por Fabio Vilan (Duwde), que ponho para fazer esta autenticação
extra na inicialização do sistema.

[]'s

--
 ::: : :'  : :::  Rodrigo Morais Araujo (rma) <rma@cin.ufpe.br>