Como usar SGML (era: Fw: Re: OFF-TOPIC - Novo HOWTO)

Olá Marinho, espero que você não se importe de eu responder para a lista,
isso é algo que pode interessar muita gente.

Begin forwarded message:

Date: Wed, 12 Dec 2001 10:42:14 -0200
From: Marinho Paiva Duarte <marinho_linux@yahoo.com>
To: Gustavo Noronha Silva <kov@debian.org>
Subject: Re: OFF-TOPIC - Novo HOWTO

Vc tem ou sabe aonde consigo um bom manual de como trabalhar com sgml?
Dei uma olhada rápida por aí mais nada muito produtivo.
Estou apanhando um pouco com esse treco.....

Olha cara, existem, basicamente, dois "tipos de sgml" que eu
conheço, por assim dizer. São eles: debiandoc-sgml, o mais simples
e rápido de aprender e usar mas com algumas limitações e o
docbook, mais complexo completo e flexível.

A melhor maneira de aprender a mexer com sgml é lendo um sgml de
exemplo. Há muito tempo atrás eu pensei em fazer um conjunto de
documentos que ajudassem aos usuários novatos no Debian, e escolhi
o docbook para formato padrão, porque poderíamos inserir figuras
nos docs, para que os contribuidores do projeto aprendessem a
usar docbook eu fiz alguns exemplos de documentos e deixei em:

http://debian-br.cipsga.org.br/desktop

O Gleydson teve então a idéia de criar um "esqueleto" de sgml
debiandoc que servisse de referência para quem fosse escrever um
documento nele. Esse documento se encontra disponível na seção
documentação do site do debian-br (dentro da seção suporte)
e do ladinho dele está o documento 'debiandoc-sgml', que é um
guia rápido para aprender o debiandoc, que é o que eu sempre abro
no dillo em um workspace ao lado do que estou trabalhando para
ficar consultando...

quanto aos pacotes necessários, essas coisas, não vou poder
te ajudar, o vício do apt-get e do auto-apt já me tomou quase
completamente =)

[]s!

|  .''`.  | Debian GNU/Linux: <http://www.debian.org>         |
| : :'  : + Debian BR.......: <http://debian-br.cipsga.org.br>+
| `. `'`  + Q: "Why did the chicken cross the road?"          +
|   `-    | A: "Upstream's decision." -- hmh                  |