Re: compilando o PHP

On Thu, 29 Nov 2001 20:22:07 -0200
Diego Francisco de Gastal Morales <morales@vanet.com.br> wrote:

> build-dep), encalhei no seguinte: na parte de [install] do buildpackage
> ele acusava que não achava alguns .so (não só do oci8, mas outros
> módulos tb, snmp, imap, xml, etc). Fui checar e os arquivos não existiam
hmmm, que coisa estranha, você pode mandar um log com o pedaço da compilação
que você está citando? eu não entendi bem o que você quis dizer (será que
foi o dh_shlibs que reclamou?)

>   mesmo. Depois de uns neuronios fritos descobri que ele tinha compilado
> os módulos com a extensão .lo em vez de .so. Dando um "file" vi que os
> .lo são "not striped", enquanto os .so são striped e bem menores (baixei
> um da internet pra comparar). Durante o make install o script entra nos
> diretorios dos módulos e dá "nothing to be done". E isso acontece tanto
> nos fonted do pacote debian/stable quanto nos fontes mais atuais que
> baixei do php.net.
um make install normal mesmo né? como foi que você chamou o bicho?
dpkg-buildpackage -rfakeroot?

> Será bug no processo de compilação do php, é assim mesmo, ou tá faltando
> alguma coisa na minha máquina pra fazer a coisa terminar direito?
provavelmente o pacote deb não vem preparado para o suporte ao módulo
do oracle (o que é de se esperar) e por não existir um deb do oracle
(ou existe?) ele não consegue achar informações sobre as libs shared
que tem nos arquivos shlibs dos pacotes com libs... veja isso,
por exemplo:

[kov]@[couve] $ cat /var/lib/dpkg/info/libglib1.2.shlibs
libglib-1.2 0 libglib1.2 (>= 1.2.0)
libgmodule-1.2 0 libglib1.2 (>= 1.2.0)
libgthread-1.2 0 libglib1.2 (>= 1.2.0)

tem como você enganar o processo de compilação com um tipo de "override",
mas de qualquer forma isso não deveria dar um *erro* no processo de construção
do pacote...

> Mais umas perguntas:
> 1) Deixando o dpkg de lado e partindo pro ./configure make .... etc (com
> sources do debian) os arquivos vão parar nos lugares "debian"? (acho que
> não,  o debian-dev não altera os configure e Makefiles, né?)
a resposta aqui é variável, mas a resposta é normalmente não, alguns
mantenedores podem editar os Makefiles e os configure mas é raro um
pacote que instalado normalmente joga tudo no /usr como prefix...

> 2) dpkg-buildpackage tava construindo tudo, inclusive as duas formas do
> php: cgi e modulo. Ele iria me largar isso em vários pacotes deb (assim
> como  na arvore binary), ou num pacotão só? (o que exigiria severas
> alterações no debian/rules).
ele iria largar em vários pacotes deb, tantos quantos forem os campos
"Package" do debian/control, seriam os mesmos da árvore binary

> No final das contas tá funcionando, mas fiquei cabreiro com os tropeços
> e sobraram algumas dúvidas. Alguem sabe o porque dessas coisas, tinha
> jeito melhor de fazer isso ? (fora instalar o postgree e esquecer essa
> historia :)
bom, manda o que tiver de dúvida, eu sou crusinho mas posso tentar ajudar,
eu estou particularmente interessado no log da falha, manda ele que podemos
discutir um pouco em cima =)

[]s!

|  .''`.  | Debian GNU/Linux: <http://www.debian.org>         |
| : :'  : + Debian BR.......: <http://debian-br.cipsga.org.br>+
| `. `'`  + Q: "Why did the chicken cross the road?"          +
|   `-    | A: "Upstream's decision." -- hmh                  |