Re: Problemas revocando uma assinatura gpg

Gente,

No caso do GPG e de softwares criptográficos, ler direitinho o manual pode
te salvar um monte de dor de cabeça.  E a não leitura do manual pode lhe por
em apuros.  Isso dito, vamos às respostas:

On Thu, 22 Nov 2001, Joel Franco Guzmán wrote:
> BACKUP. :( No entanto, quando criei a minha assinatura anteriormente, eu
> tinha gerado um revokekey e impresso em papel, esperando já situações como
> esta. No entanto, eu não estou conseguindo avisar os servidores de gpg que
> eu quero revokar a minha assinatura. Os passos que eu segui estão abaixo:

Uma revogação de chave (ou de assinatura) é basicamente outra assinatura.
Ela é adicionada à chave e a keyservers exatamente da mesma forma que uma
assinatura normal seria.

Por sinal, adicionar uma revogação não deleta seja lá o que você revogou. Só
invalida aquela chave ou assinatura.

> E agora?
> Qual é o próximo passo? como faço para eliminar essa assinatura e enviar
> para os servidores?

Só falta enviar a chave revogada para os keyservers. Você não vai poder
eliminar coisa nenhuma de canto nenhum, caso o fizesse, como os outros iriam
saber que a chave foi revogada?

gpg --keyserver foo.pgp.net  --send-key keyid

envia o certificado de revogação.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond