Re: Problemas gravando cd

On Thursday 22 November 2001 16:23, Rodrigo Cesar Herefeld wrote:
> Eu comprei um gravador de cd LG CED-8120B,(o gravador é IDE e eu to usando
> o ide-scsi) o primeiro cd que eu gravei tinha 74Mb de dados e ficou
> normal, depois eu perdi 4 cd`s , no windows o cd aparece como um cd de
> audio com uma faixa de 44 Mb,
> eu gravei uma cópia de um Cd ,gerei a imagem de duas formas:
>
> mkiso -r -o cd.image  /cdrom
> (com o cd montado)

Este nao e o metodo adequado, alem disso, estao faltando a especificacao de
rockridge e joliet.

> dd if=/dev/cdrom of=cd.image
> (com o cd desmontado)

esta e a melhor maneira de gerar a imagem do cd. Estranho e o nome cd.image,
eu coloco diferente....

> Do cd writing how-to eu tirei:
> #cdrecord  -scanbus
> Cdrecord 1.8 (i686-pc-linux-gnu) Copyright (C) 1995-2000 Jörg Schilling
> Using libscg version 'schily-0.1'
> scsibus0:
>         0,0,0     0) 'LG      ' 'CD-RW CED-8120B ' '1.03' Removable CD-ROM
>         0,1,0     1) *
>         0,2,0     2) *
>         0,3,0     3) *
>         0,4,0     4) *
>         0,5,0     5) *
>         0,6,0     6) *
>         0,7,0     7) *

Isto mostra que seu cdrw esta corretamente configurado! Apenas um detalhe: se
voce tem um leitor de cdrom, alem do cdrw, compensa voce emula-lo tambem,
colocando no grub/lilo a complementacao do append. Isso porque as ferramentas
de gravacao de cd usam apenas dispositivos scsi, nativos ou emulados.

> cdrecord -v speed=6 dev=0,0,0 -data cd.image

A linha de comando para a gravacao e esta mesmo....

> A gravação  parece transcorrer normalmente mas o cd fica estragado,
> Alguem tem alguma dica de gravação de cds com este driver(LG).
> Agradeço.

Eu uso um LG 8080B e me satisfaz plenamente.

Acho que voce esta fazendo tudo certo, a nao ser o batismo do nome da imagem
criada com o dd.

Ao inves de cd.image eu coloco cd.iso! Mas nao sei se isso interfere....

Criar uma imagem de um cd com o mkisofs nao e o melhor metodo. Ja que e o cd
todo, o dd e a melhor opcao. Caso seja apenas uma parte do cd, eu sempre crio
uma pasta no hd e copio o conteudo para ela, ai eu uso o mkisofs para criar a
imagem.

Ainda sobre o mkisofs, vode deve especificar com o -R (RockRidge) e -J (M$
Joliet) para que a imagem possa ser lida tanto no windows quanto no
unix/linux/bsd*.

Se voce usa o potato, eu acho que pode ser a versao do cdrecord. Eu fiz uma
gambiarra com o meu potato e instalei o cdrecord do slackware 8, que e tres
versoes mais nova. Mas eu nao estou recomendando que voce faca isso, talves
tenha um jeito, que eu nao seu qual, de atualizar o cdrecord sem fazer
gambiarra.

Os  detalhes que voce mandou indicam que voce esta fazendo tudo certo. Como
conselho: faca testes usando um cd regravavel, evita de voce perder as midias
desnecessariamente.

[]s

China