tcp/ip bizarro

Gente é o seguinte,

de uns tempos pra cá tem acontecido fatos (no mínimo) bizarros com minha
configuração tcp/ip do woody...

primeiro meu /etc/network/interfaces está configurado corretamente o
pacote netbase (segundo o apt e o dpkg) estão instalados corretamente
e em sua mais recente versão.

Agora problemas: meu /etc/init.d/networking nao esta subindo as
configuracoes da rede de jeito maneira, nem minha interface lo
sobe... não entendi nada, não consigo detectar o problema...

outra: um belo dia (quando ainda trabalhava na unesp) cheguei e não
consegui mais pingar em determinados destinos (network is unrecheable)
achei estranho, mas não quis investigar pensei ser um problema na minha
rede, afinal quaisquer redes fora da minha nao funcionavam... semanas
mais tarde tive minha primeira ppp *doméstica* e notei que pings do
windows (por exemplo no uol) estavam funcionando e do Debian não,
estranhei novamente e foi quando comecei a suspeitar de algo estranho
no sistema, porem o fato de ser ppp novamente me fez esquecer, agora
o pior de tudo, estou com uma adsl aqui em casa e meu ping para redes
fora da minha funciona, porém somente com o comando 'sudo', isso mesmo
nem como root eu consigo porém com o sudo o icmp echo-reply chega,
a mesma coisa acontecia na unesp, agora com a ppp nem com o sudo...
Alguém aqui faz idéia do que pode ser essa coisa bizarra.

--
| André Luiz de Oliveira              |