impressora X iniciante

tenho uma hp 640 c e ainda nao consegui faze-la imprimir corretamente.
Primeiro tive o seguinte problema: quando mandava imprimir uma arquivo
comando lpr arquivo.txt, eu tinha o efeito "escada", instalei o magicfilter,
e o efeito escada sumiu ;-). Porem ainda nao sei como proceder para
configurar tanto a fonte default de impressao (a atual é uma courrier), como
pra configurar as margens de impressora da folha (A4), pois elas esta em
torno de 0,5 cm (superior, inferior, esquerda e direita).
Gostaria de saber tambem se as configuracoes que eu fizer valem tanto pra
modo texto como no X?
Alguem poderia me ajudar ou dando uma dica onde posso encontrar informacoes
sobre os procedimento para se instalar e configurar uma impressoar no
debian.

Luiz Carlos