Re: O perigo do Kylix

On Wed, 14 Nov 2001, Christoph Simon wrote:

> [...]

Antes de tudo estou responde com cópia para o lista, onde tudo começou.
Apesar de ser off-topic, mas creio que seja do interesse de muitos que lá
estejam.

> Você ainda não tem entendido como funciona software livre (que trata
> de `liberdade', não de `graça').

Não creio isso, escrevi o e-mail acima justamente para explicar porque
você perde sua liberdade escrevendo para compiladores não livres, eu sou
uma das pessoas que mais tentam explicar por ai a diferênça entre "livre"
e "gratuito", ainda hoje pela amanhã fiquei doente ai ver no bom dia
brasil o pessoal falando no "sistema gratuito, linux", Gost sempre de
repetir, O GNU/Linux não é gratuito, e sim livre! Eu posso cobrar o quanto
quiser por ele, basta você querer pagar.

> Parece que você pensa que os
> programadores professionais não tem direito a ganhar dinheiro. Eu pela
> minha parte adoro poder comer pelo menos uma vez por día.

Não é bem assim, eu trabalho com Software Livre exclusivamente esou bem
mais exigente que você, adoro comer (e muito bem) no minimo 3 vezes por
dia, ir para minha academia a noit, sair para comer e beber nos fins de
semana, dentre outras coisas.

> O que você
> escreve é FUD puro, porque no pior caso ainda existe a possibilidade
> de portar o código para outro compilador.

Desculpe minha ignorancia, mas o que seria FUD?
Quanto a portar o código é claro que isso é uma solução bastante sensata,
mas ao mesmo tempo trabalhosa já que você pode começar a escrever no
compilador que não vai lhe dar esse trabalho.

> Isto sempre pode acontecer,
> mesmo usando um compilador freeware, porque pode que os autores do
> compilador decidem abandonar o projeto ou deixar que ele seja de
> pago.

Pronto, agora acho que você é que está confundindo Software Livre com
Freeware (pessoalmente abomino Freeware tanto quanto softwares pagos ou
shareware).

> É uma prática legal e correta. Ou é que você pensa que os
> produtos da Microsoft são ruins porque custam dinheiro,

Dinheiro para mim é o de menos no uso de software livre, até porque para
usar software livre você também precisa gastar com o tecnico que vai
instala-lo e manter para você. Acho que os produtos do Microsoft são ruins
pela filosofia da empresa, a quastão para mim é mais profunda, não é
quastão tecnica só, mas além de tudo social.

> e por isso é
> correto copiar sem pagar? Você também omite o fato que uma versão uma
> vez declarada de graça não pode ser de pago.

Jamais, nunca me declarei sobre isso, mas sou do time de Maçan e Kov, se
que usar Software Fechado use, mas use legalmente. E uma versão pode ser
declarada de graça hoje, mas amanhã quem detem os direitos sobre ela pode
declarar que ela vai custar o quanto ele quiser, e você como usuário não
vai ter nada o que reclamar, isso está na licença.
A proposito recomendo que se leia as licenças, ai inves de só botar
accept!

--
 ::: : :'  : :::  Rodrigo Morais Araujo (rma) <rma@cin.ufpe.br>