Re: Probelam com autenticação sshd

On Fri, Nov 09, 2001 at 05:18:13PM -0200, Rodrigo Cesar Herefeld wrote:
> O motivo principal para isso é a baixa qualidade da minha conexão
> internet,eu instalo o debian com cd.
> Alem disso tem o fator de segurança,se voc6e for pensar quando inclue uma
> maquina no seu source-list você tá dando privilegio de root pro
> administrador dela(ninguem garante que os pacotes contêm mesmo o que eles
> deveriam conter) já com os fontes eu não corro este risco.

Oi Rodrigo,

Você também está dando previlégio de root a quem fez o código fonte do
ssh quando compila ele em sua máquina. Se algum 'cracker' entrou no
micro que você puxou o fonte do ssh, você corre o mesmo risco.

> Normamlmente não , neste caso é só rodar o script de configuração que vem
> com os programas(é sempre recomendavel dar uma boa olhada nele antes,pelo
> mesmo motivo acima citado)

Depende do tamanho do fonte... acima de um certo tamanho fica inviável.

> É o contrario , é muito mais rapido baixar um patch pro programa e
> recompilar do que reinstalar o pacote todo.

Cuidado, para aplicar o patch, você precisa do fonte e os fontes podem
ser tão grandes ou maiores que o pacote Debian equivalente...
Veja o xserver-xfree86... o fonte tem 56MB... o pacote tem 4.3MB

E e quando o seu sistema estiver com mais de 100 pacotes compilados
por você mesmo... ficar toda semana vendo no site deles se tem patch
novo e compilando... verificar se o patch traz um recurso novo
que você não precisa ou se o patch tem uma correção de segurança
necessária... e ter que decidir se aplica o patch ou não nele. Ai
começa a ficar complicado. Este é o trabalho de um Debian Mantainer.
Ficar responsável pelo pacote e fazer isso.
Imagina você fazer isso na mão para todos os pacotes do seu sistema...

> Além disso os pacotes compilados na maquina  podem ter varias opções
> personalizadas na compilação(por exemplo eu uso php com suporte  à .dbf`s
> porque utilizo o php como linguagem de programação e algumas empresas com
> quem trabalho ainda tem bases de dados muito antigas e interesse em migrar
> para Linux/intranet , também sou meio neurótico com organização e gosto de
> ter todos os meus programas no diretorio /usr/local e por ai vai)

Esta é uma boa justificativa para ter seu pacote compilado na máquina.
Se você quer/precisa sair do padrão ou precisa de um recurso não
compilado no pacote default, ai sim. Compile-o.
Quanto ao /usr/local, isso está correto. Tudo que você compilar e
colocar manualmente no sistema, coloque no /usr/local mesmo.

De qualquer forma, olhe o guia de empacotamento que eu te mandei
por e-mail. Se você compilar o seu pacote e fazer um .deb dele, fica
mais fácil dar manutenção nele e transferir o que você fez para
outros micros.

  Abraços,
  Pedro

Eu tinha enviado a resposta em private para você, então o pessoal da
lista não deve saber do que falamos... então anexo a minha resposta
inicial a você abaixo.

*** [inicio]
  Não endendi uma coisa: porque você não usa os pacotes 'ssh' e 'gnupg'
que o Debian já tem na distribuição?
  Você precisa fazer alguma modificação nos fontes destes pacotes para
ter que compilá-los?

  Se puder usar os pacotes do Debian, faça assim:
  edite o seu arquivo /etc/apt/sources.list e coloque a linha abaixo:

deb http://ftp.de.debian.org/debian-non-US stable/non-US main contrib

(o 'stable' da linha acima pode ser também potato, testing, woody, unstable
ou sid - use o correto para o seu caso)

  depois:

  # apt-get update
  # apt-get install ssh gnupg

[...]

  Caso você precise mesmo do pacote compilado por você mesmo, pegue os
manuais de empacotamento e veja como é o procedimento. pegue ele no site
http://www.debian.org/doc/maint-guide/

  Boa sorte,
   Abraços
   Pedro