Re: Clone de HD

On Thu, Nov 08, 2001 at 12:40:02PM -0200, CPD wrote:
> Boa Tarde,
> Eu estou com o debian instalado num servidor com HD IDE e gostaria de
> trocar o HD por um SCSI sem ter q reinstalar tudo.
> Eh possivel clonar o HD sem problemas?
> Quais comandos eu usaria?
> Flw,
> Giscar Paiva - Estagiário - CPD - GOEG

Oi Giscar,

  Vai ai um quick help...

  particione, formate (mkfs) e monte o hd novo em um diretorio, como
exemplo, em /mnt/hdnovo

  depois, faça o seguinte (certifique-se que outros usuarios não estão
usando o micro no momento da transferencia):

  # cd /mnt/hdnovo
  # tar -cO /bin | tar -xpv
  # tar -cO /boot | tar -xpv
 repita isso para todos os diretorios existentes em '/', exceto para o /proc
  # mkdir /proc

  edite os arquivos do etc relacionados com o hd, como lilo.conf e fstab

  edite o lilo.conf do hd atual e fale para ele bootar pelo outro hd.
  retire o HD antigo (desligue o micro antes :-) e pronto... acho que era
só isso...

  OBS: não apague seu HD antigo... somente faça depois do sistema estar
funcionando com o HD novo.
  este procedimento vai ocupar um pouco mais de espaço em disco que o
anterior, pois os hard links serão copiados duas vezes. os links simbolicos
permacererão sem problemas. Acredito que este espaço "desperdiçado" não
passe de 1MB.

    Abraços
    Pedro