Problemas no X

Olá, todos!

Peço desculpas pelo nível das perguntas (até eu acho que são básicas demais). Tenho lido bastante, estudado mesmo o material que está na web e isso tem me ajudado. Ainda assim, tem coisa que não consegui:

1 - Acho que consegui descobrir o problema da mensagem anterior (tinha acabado de instalar e não sabia para onde ir). O problema era que, por algum descuido meu, acabei a instalação sem instalar os pacotes (acho que até o básico), pois nada funcionava (man, xinit, nada). Gostaria de saber se há uma maneira de voltar no processo de instalação e refazer a partir daí.

2 - Decidi fazer tudo no braço. Entrei no cd da Debian e usei "dpkg -i *" em tudo o que era pacote que encontrei. Consegui o que se parece com o X. Só que ele não funciona. Erro: "cannot open mouse". O Bicho é um troni (ps2).

3 - Consegui instalar várias coisas que precisavam de configuração sem configurar. Exemplo: ao executar man dá o erro "Package man-db not yet configured". Como configurar?

Por enquanto, agradeço a todos a paciência.

THOMÉ.