Re: Gravando CD's

On Friday 02 November 2001 22:04, Hélio Perroni Filho wrote:
> Oi, sou eu de novo. ^_-
>
> Usando a dupla mkhybrid / cdrecord, já consegui gravar alguns CD's no
> Linux, no entanto permanecem dois incovenientes. O primeiro é que não
> consegui encontrar um front-end gráfico que me agradasse: estava
> procurando algo no estilo do Easy CD Maker, de Windows. O segundo é a

Talvez a unica coisa que tenho bastante experiencia no linux, a ponto de
passar dicas com seguranca, e a gravacao de cds.

Sinto decepciona-lo, mas NENHUMA interface grafica para gravacao de cds no
linux e boa, e acho que no nivel de easy-cd-creator vai demorar muito para
aparecer. O que chega perto do razoavel e o gcombust. Existe um comparativo
entre todos os font-ends em um site que pode ajuda-lo, infelizmente nao tenho
mais o link. Mas de todos que ja usei o que chegou mais perto do aceitavel
foi o gcombust. Um outro que promete muito e o xcdroast, mas o core team dele
resolveu portar de tcl-tk para gtk e ai atrazou o projeto. Hoje ele esta na
serie beta 0.9x.

Hoje faco minhas gravacoes em modo texto mesmo, sem passar uma raiva. Fiz uma
lista com as linhas de comando corretas para cada situacao para nao ter que
ficar decorando e pronto. Gravo cds de dados, backups, musica, cdrw e mes que
vem, quando estarei de frias, vou investir em aprender a digitalizar vinis e
k7 (ja consegui ligar meu gradiente spectrum na minha placa de som e ouvir a
musica, mas nao consegui captura-la ainda), pois um cara da minha idade tem
muta coisa boa no bau que nao foi portada para cd.

> necessidade de fazer a imagem e aí gravá-la no CD -- eu sei que é mais
> seguro, mas além de exigir mais espaço em disco, é muito mais demorado
> do que já ir gravando no CD direto.

Faca:

# cdrecord -v dev=0,x,0 speed=x -isosize /dev/scdx

Onde dev=0,x,0 e o id de seu gravador de cds, speed=x e a taxa de
transferencia (chamada por alguns de velocidade) que voce quer usar, e
/dev/scdx e o dispositivo de leitura do cdrom (se seu cdr for ide e voce
emulou apenas ele nao vai dar certo, pois o cdrecord so trabalha com
dispositivos scsi, obrigando o leitor de cds a tambem ser emulado como scsi).
Assim o fluxo de dados sera lido a partir do leitor de CD-ROMs ligado em
/dev/scdx e gravado diretamente no gravador de CD-Rs.

Aqui eu faco: cdrecord -v dev=0,1,0 speed=8 -isosize /dev/scd0

Funciona, mas so consegui depois do upgrade de pentium 200 para pentium III,
no 200 dava perda de midia direto. Se voce tem uma maquina antiga e
preferivel voce nao usar este metodo, talvez investir uns 200 mangos num hd
de segunda mao seja solucao para o problema do espaco disponivel.

> Sugestões?

Troque de signature, alem de grande ela e ridicula!

[]'s

China