Re: (ldp-br) LDP-BR - Mudanças de Rumo - Precisamos de ajudar

[ DISCLAIMER: As opiniões aqui contidas são apenas MINHAS ]

"André Luiz Fassone Canova" <lonelywolf@terra.com.br> writes:

> Godoy,
>
> A não ser que tenha entendido errado o e-mail do Rodrigo, o que é
> possível, os termos colocados foram estes que expus e imaginei ser um
> acerto interno de vocês... por isto falei publicamente. Me desculpe de
> qualquer forma... mas creio que deva existir problemas de comunicação
> entre vocês ou entre vocês/eu...

André,

Antes de mais nada, se essa mensagem não chegar às listas que você
assina, por favor, repasse-a.

Houve uma sucessão de mal entendidos, isso ficou claro. :-) Não vamos
discutir o que já se passou e o que já foi feito. Vamos analisar o que
de bom isso pode trazer para a LDP-BR. No mínimo, o que vejo, é um
ganho no que diz respeito ao número de voluntários do projeto.

> Bem, a máquina bazar... existe para isto... Mas se a Cnc não tem
> funcionários para manter o site e etc... que garantia teremos que ela
> terá em manter a lista da LDP-BR?

Eu estou garantindo que vou lutar, como tenho feito desde que assumi o
projeto, por manter e melhorar os recursos. Se em algum momento tiver
a dúvida de que eles nos serão retirados, serei um dos primeiros a
sugerir que o projeto se mude de maneira mais planejada e
pensada. Tenho contatos na UNC, que hospeda a LDP, e lá teremos toda a
estrutura que precisarmos caso a Conectiva algum dia venha a nos pedir
que o site se mude. Repito que isso não está acontecendo e em nenhum
ponto foi cogitado por aqui. O que foi feito, na verdade, era para ser
uma comunicação de que não há mais como a Conectiva investir recursos
humanos no projeto. Já não vinha fazendo isso há algum tempo e decidiu
tornar essa uma posição oficial, para que a comunidade saiba o que
ela está ou não fazendo pelo projeto.

Não tenho "poder" de assumir um compromisso maior em nome da
Conectiva, mas não houve nunca discussões aqui na Conectiva quanto a
essa retirada.

> Não objeto, e até conto com a sua _efetiva_, participação como
> administrador do projeto. Basta me enviar os seus dados que terei
> maior prazer em criar uma senha de adm para você... Sua ajuda é bem
> vinda! Sempre será...

Se na discussão que estamos tendo em particular entre os coordenadores
da LDP-BR chegarmos à conclusão que isso trará ganhos para o projeto,
não tenho nenhuma objeção quanto a este fato.

Mas, acho que isso deve ser discutido entre todos os coordenadores,
como começamos a fazer, antes de qualquer tomada de decisão.

> Godoy, faz tempo basta olhar no histórico da lista que vem reclamando
> da sua ausência, talvez a sobrecarga de trabalho sobre você seja alta
> e assim te afaste de nós...

Estou trabalhando na base, como antes, e seguindo o exemplo de um
amigo meu, que coordena a LDP: em particular.

Algumas mudanças exigem MUITO esforço e política (como a obtenção de
nosso "domínio" ldp-br.linuxdoc.org) com pessoas de outros projetos. O
exemplo que dei me exigiu 2 meses de discussão na lista de
administração da LDP.

Minha última participação como coordenador na lista ocorreu quando
definimos os próximos objetivos, que ainda não foram alcançados e que
estão sendo trabalhados: tradução de HOWTOs e tradução dos arquivos
INFO.

Estou, paralelamente a diversas atividades aqui da Conectiva,
documentando diversos procedimentos que irão facilitar a nossa vida na
LDP-BR (e na LDP, também), que no momento não estão completos.

> Com o asdl em casa poderei me dedicar mais, minha ausência era devido
> aos custos da linha discada...

Entendo perfeitamente o que você diz. :-)

Tive os mesmos problemas que você e também sou usuário de ADSL,
inclusive com alguns domínios em minha máquina pessoal. :-)

> Godoy o momento não é de intransigência pura e simples... A Cnc, como
> o Rodrigo disse, continuará ajudando no que puder mas eu me sentiria
> mais a vontade para resolver 2 "problemas":
>
> 1. As já sabidas críticas contra o apoio da Cnc ao projeto...
>
> Que sempre disse serem infundadas e sem propósito.

Sempre vi isso e agradeço por expôr aos outros o que você realmente
pensava a respeito disso.

> 2. As incerteza criada quanto ao que poderemos ter da Cnc...
>
> O projeto já passou por vários lugares e se mantivermos ele em um
> local como o códigoaberto (ou sourceforge) teremos um lugar fixo e
> estável, que terá pessoal mantendo a estrutura para nós, tipo security
> patches e etc... e poderemos nos concentrar na atividade fim que é a
> produção de documentação traduzida/criada para o pt_BR.

Concordo contigo e estou dizendo que isso não nos será negado no local
onde o site se encontra. Pelo contrário, temos acesso a várias coisas
que não teríamos em sites públicos. Podemos ter em outros lugares,
como citei, se assim desejarmos.

Resta-nos, como coordenadores do projeto, continuarmos nossa discussão
e vermos o que será mais vantajoso para o projeto.

Ele não está, e nunca esteve, sob jugo da Conectiva. Ela é uma
patrocinadora do mesmo. Sempre fiz isso bem claro.

> Caso seja de seu interesse Godoy posso ainda esperar que você defina
> um local, talvez com até mesmo um link e domínio próprio e então eu
> possa lhe ajudar nesta tarefa de coordenar o projeto, o que acha?

Não acho interessante. Prefiro que discutamos como um grupo, não como
um indivíduo que dita normas. Sempre fomos assim e espero que assim
continuemos.

Gostaria de deixar claro, a todos da comunidade, que assim que
tivermos uma decisão dos coordenadores, a mesma será passada a vocês,
sem nenhuma dúvida. O projeto é da comunidade, e ela merece satisfação
do rumo que ele toma.

--
Godoy. <godoy@metalab.unc.edu>  <-- Esse é o responsável pela LDP.